Etec Pirituba promove 3ª edição da Coleta de Lixo Eletrônico

Entre 13 e 16 de junho, escola recebe computadores, celulares, baterias, televisores e outros equipamentos; estudantes serão capacitados para receber e encaminhar o material para descarte adequado

11 de junho de 2018 3:01 pm Etec, Fatec, Institucional

Diretora da Escola Técnica, Eliane Malzete (de azul), e alunas voluntárias durante a campanha de 2017 l Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira, 13, a Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Drª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, localizada no bairro de Pirituba, na Capital, realiza a terceira edição da Coleta de Lixo Eletrônico. Até o próximo sábado, 16, a unidade estará de portas abertas para receber os seguintes materiais: monitores, computadores, telefones celulares, baterias, televisores, câmeras fotográficas e impressoras.

O principal objetivo da atividade é conscientizar estudantes e comunidade sobre o impacto negativo do descarte inadequado de equipamentos na sociedade contemporânea. “A escola tem papel fundamental para mudar esse ciclo de consumo ao trazer, por meio da prática da coleta, uma reflexão sobre a responsabilidade que todos nós temos em relação à preservação do meio ambiente”, afirma a diretora da Etec, Eliane Leite A. Malteze.

A ação será feita em parceria com a Recicladora Urbana, que vai capacitar estudantes da Etec para recolher e avaliar a possibilidade de reaproveitamento ou descarte dos materiais. A empresa também ficará responsável pela destinação correta do quer for coletado. “Todo o material que recebermos será cadastrado e controlado. Quem trouxer determinado aparelho terá um comprovante para garantir o descarte correto”, explica Malteze.

Ação conjunta

Neste mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Reciclagem, diversas Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) organizam iniciativas permanentes ou sazonais voltadas à coleta seletiva, sustentabilidade e outras ações de cuidado e preservação do planeta.

No ano passado, 25 Etecs participaram de campanha para auxiliar no descarte correto de aparelhos de TV, por causa do desligamento do sinal analógico na Capital e em 38 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). No total, foram coletados mais de 10 mil aparelhos, cerca de 240 toneladas, entre março e abril de 2017.

Serviço
3ª Coleta de Lixo Eletrônico

Local:
Etec Profª Dra.Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara
Rua Ambrósia do México, 180 – Pirituba 
Data: 
de 13 a 16 de junho
Horário: das 8 às 18 horas

Compartilhe


Veja também