skip to Main Content

Etec de Limeira cria jogo em parceria com Unicamp para ensinar Matemática

Etec De Limeira Cria Jogo Em Parceria Com Unicamp Para Ensinar Matemática
Crédito: Divulgação | Alunas Mayara, Laura, Clara e Emilly, com a monitora Maressa Rodrigues e o professor André Angelis

Um grupo de quatro alunas do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, de Limeira, criou um jogo de computador para auxiliar estudantes de Ensinos Médio e Superior no aprendizado de Matemática. Batizado de Hariolus, que significa cartomante em latim, o jogo é adivinhatório, e o jogador escolhe um número para que o sistema “adivinhe” qual foi a opção escolhida.

Clara Mascarin, Emilly Zeuri, Laura Carmona Ferreira e Mayara Bizan desenvolveram o programa durante um projeto realizado em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (FT-Unicamp) para estimular meninas e jovens a fazer Ciências Exatas, Engenharia e Computação.

“Além da adivinhação, o jogo desvenda o mistério por trás da ‘mágica’. São apresentadas telas de apoio que mostram ao jogador os fundamentos dos algoritmos e como foram feitos os cálculos que levaram até o número que ele escolheu”, explica Clara.

O trabalho chamou a atenção da Agência Inova Unicamp, que solicitou o registro do programa de computador ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). “O projeto tem uma proposta bem interessante e conta com um grande potencial educativo”, afirma o assessor de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, Ciro de la Cerda.  

Oficinas

O software foi desenvolvido durante oficinas na FT-Unicamp, sob supervisão dos professores André Franceschi de Angelis e Adriana Rizzo, orientação de José Carlos Magossi e Elaine Cristina Catapani Poletti, e monitoria de Maressa Rodrigues.

“O jogo mostra de forma divertida a lógica que envolve a programação, fazendo o jovem perceber que a Matemática não é um bicho de sete cabeças”, ressalta Angelis.

De acordo com os autores, após o deferimento do registro no INPI, o jogo ficará disponível para download gratuito na internet, como uma ferramenta de software livre na área educacional.

Back To Top