Etec de Itararé utiliza carrinho de rolimã para os estudantes aprenderem brincando

Professores apresentam o conteúdo didático enquanto os alunos criam seus brinquedos e organizam uma corrida; entre as disciplinas que compõem o projeto estão física, química, matemática, biologia, marketing e gestão empreendedora

11 de outubro de 2017 8:30 am Etec

Estudantes formaram equipes e dividiram as funções de piloto, empurrador, mecânico e chefe de equipe. Crédito: Divulgação

Uma mistura de brincadeira, nostalgia e conhecimento. Esses são os principais ingredientes do projeto multidisciplinar Carrinho de Rolimã, desenvolvido pela Escola Técnica Estadual (Etec) de Itararé. Trata-se de uma corrida que conta com a participação de diversos professores, que aproveitam para mostrar na prática os conceitos teóricos de física, química, matemática, marketing, biologia, entre outras disciplinas.

A iniciativa foi do professor de matemática Sandro Azevedo que, quando chegou à Etec, fez uma parceria com o professor de física José Geraldo, para o desenvolvimento do projeto. “A ideia é explorar a multidisciplinaridade com a criação do carrinho de rolimã. Apresentamos a ideia e os alunos precisam decidir se vão utilizar uma roda pequena ou grande, se o piloto será leve ou pesado, qual será o design, entre outras questões”, conta Azevedo.

O projeto vem sendo realizado desde 2015. Em 2017, entre agosto e setembro, cerca de 110 estudantes dos cursos técnicos de Administração e Serviços Jurídicos integrados ao Ensino Médio estiveram envolvidos na iniciativa.

Durante a criação do carrinho, os alunos aprendem conteúdos específicos de cada disciplina. Com relação à física, os estudantes precisam observar atrito, inércia, aceleração e estabilidade. Com a ajuda da matemática, desenham os carrinhos em escala, representando fielmente as dimensões e as proporções. Os conceitos de biologia ajudam a verificar os batimentos cardíacos do aluno que empurra o carrinho até o ponto de início da corrida. A pintura e o design dos carros valem nota para a disciplina de artes.

Os estudantes precisam ainda dos conhecimentos em gestão empreendedora para organizar e arquivar os documentos, pesquisas e desenhos. Já a disciplina de marketing ajuda os alunos a buscarem patrocínio para a tinta e outros materiais usados para a construção do carrinho. 

Corrida

 Além de usarem a construção do carrinho para aprender, os estudantes também competiram entre si em uma corrida de rua e participaram de ações sociais com as crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Os estudantes formaram equipes e dividiram as funções de piloto, empurrador, mecânico e chefe de equipe. Os alunos do grêmio da Etec ajudaram nas marcações de tempo das baterias da corrida. Após a competição, os professores realizaram um debate para entender os motivos que levaram o carrinho vencedor ao primeiro lugar.

Compartilhe


Veja também