Etec de Guarujá ganha avião a jato para curso de Manutenção de Aeronaves

A Escola Técnica Estadual (Etec) Alberto Santos Dumont, em Guarujá, ganhou um presente de aniversário na semana em que completou seus dez anos de criação. Trata-se de um avião a jato executivo de médio porte British Aerospace […]

1 de julho de 2016 1:49 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Alunos desmontaram a aeronave para transportá-la

A Escola Técnica Estadual (Etec) Alberto Santos Dumont, em Guarujá, ganhou um presente de aniversário na semana em que completou seus dez anos de criação. Trata-se de um avião a jato executivo de médio porte British Aerospace Hawker BAe 125-800 que foi apreendido e doado ao Centro Paula Souza pela Receita Federal do Brasil (RFB).

Apesar de não ter condições de voo, o bimotor avaliado em cerca de R$ 8 milhões será utilizado como laboratório para as aulas práticas do curso técnico de Manutenção de Aeronaves em Célula. Esse é o primeiro modelo com turbina a jato à disposição dos alunos. Desde a última sexta-feira, 24 de junho, o Hawker se juntou a outros dois monomotores, um helicóptero e duas fuselagens disponíveis aos estudantes da Etec no hangar da Base Aérea de Santos.

De acordo com o diretor da unidade, Antonio Almeida Ferreira, a chegada do jato trará novas oportunidades de aprendizado em um ramo mais complexo. “O segmento executivo está em franca expansão no Brasil e no mundo. O modelo Hawker é um dos projetos mais respeitados e referenciados na categoria. Será uma grande experiência para os alunos explorarem sua composição na prática”, afirma.

O transporte da aeronave do Aeroporto de Congonhas, na Capital, até Guarujá contou com um esquema especial. O avião de mais de 20 metros de comprimento e 4 de largura foi desmontado pelos alunos e levado de madrugada pela Rodovia Anchieta. A empresa Line Transportes, de Santos, cedeu duas carretas para executar a operação, com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET),
Ecovias e Polícia Militar.

O diretor conta que os estudantes encararam o desafio de desmontar as estruturas do jato logo no primeiro contato com o equipamento. “Foi preciso separar a asa, o motor e a fuselagem para fazer o transporte e depois montar tudo de novo. Agora o avião está pronto para ajudar nossos futuros profissionais a dar voos mais altos no mercado de trabalho”, ressalta.

Curso

O técnico em Manutenção de Aeronaves é o profissional que monta, desmonta, instala e executa manutenção em estruturas, motores, peças e sistemas de aeronaves. A Etec soma atualmente 160 alunos matriculados nesse curso. O processo seletivo para o próximo semestre registrou uma procura de 3,9 candidatos para cada uma das 40 vagas oferecidas. A lista de classificação geral será divulgada no dia 12 de julho no site www.vestibulinhoetec.com.br.

Etec de Guarujá ganha avião a jato para curso de Manutenção de Aeronaves