Etec de Cabrália abre simpósio sobre tecnologia na alimentação da Agência Inova

A região de Bauru recebe, de 17 a 19 de outubro, o Simpósio Ciência, Tecnologia e Sociedade: Mobilizar o conhecimento para alimentar o Brasil, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2016, […]

15 de setembro de 2016 10:03 am Institucional

Crédito: Visual Hunt | Evento aborda manipulação sustentável do que se come e produz no século 21

A região de Bauru recebe, de 17 a 19 de outubro, o Simpósio Ciência, Tecnologia e Sociedade: Mobilizar o conhecimento para alimentar o Brasil, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2016, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Na região, o evento é realizado pela Agência Inova Paula Souza. A Escola Técnica Estadual (Etec) Astor de Mattos Carvalho, de Cabrália Paulista, é uma das apoiadoras e vai receber a mesa de abertura da programação.

O professor Lourenço Magnoni Júnior, da Agência Inova, também professor da Fatec de Lins e da Etec Rodrigues de Abreu, é o coordenador regional da Semana. “O principal objetivo é possibilitar a difusão da ciência e da tecnologia na área de alimentação, não só da produção, mas de toda a sua cadeia. Todos os que se relacionam com esse tema podem participar, como nutricionistas, por exemplo”, explica.

Na largada do evento, na Etec, será discutida a importância do ensino técnico agrícola de nível médio para o aprimoramento da assistência técnica no campo brasileiro. O bate-papo terá a participação de Paulo Ney Jansen Branco, coordenador do projeto Cooperativa-Escola do Centro Paula Souza; do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Município de Bauru, Antonio Francisco Maia de Oliveira; do Engenheiro Agrônomo da CATI e diretor do Escritório de Desenvolvimento Regional, Marco Aurélio Parolin Beraldo. A mediação será feita pela diretora da Etec, Gláucia Rachel Branco Castro.

Alunos e professores da Etec poderão participar das atividades e assistirão à apresentação dos indígenas da Reserva Araribá, da cidade de Avaí. “Esse evento acontece há bastante tempo e é a primeira vez que vamos sediar a abertura aqui na escola, o que é muito bom, estamos nos preparando para receber toda a comunidade regional”, comemora a diretora. “Para os nossos alunos também será muito importante. Vamos contar com pessoas que estão interessadas para contribuir para a formação desses jovens e eles precisam saber que o mundo lá fora é maior que esse universo da escola.”

Desafios

O restante da programação ocorre em outros polos parceiros da região de Bauru e abordará temas como desafios e possibilidades da agricultura familiar, cultura alimentar indígena, tecnologia, cadeia produtiva, alterações climáticas e gestão sustentável.

O professor Oswaldo Massambani, diretor da Agência Inova Paula Souza, será um dos palestrantes da mesa Ciência, Tecnologia e Sociedade: Mobilizar o Conhecimento para alimentar o Brasil, no dia 19, no campus da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Bauru.

Entre os apoiadores do simpósio estão a Estratégia Internacional para Redução de Desastres da Organização das Nações Unidas (EIRD/ONU), a Unesp, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Bauru, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as lideranças das comunidades indígenas da Reserva de Araribá e os acampamentos e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além do Centro Integrado de Desastres Naturais (CIADEN) da Agência Inova Paula Souza.

Além da participação nas mesas, haverá espaço para exposição de painéis sobre o tema. Estudantes e professores da área, além de pesquisadores e trabalhadores rurais, indígenas, quilombolas e outras pessoas de atuação relevante podem submeter seus trabalhos até 15 de outubro, por e-mail (lourenco.junior@fatec.sp.gov.br). A apresentação para a equipe avaliadora será no dia 19 de outubro.

O regulamento pode ser consultado na internet. Artigos científicos serão selecionados para compor um e-book.