Etec de Atibaia lança app com vagas de emprego por meio de parcerias

Professor se inspirou em dificuldades dos alunos para buscar oportunidades no mercado profissional em sites da internet. Versão de lançamento do aplicativo está disponível para download e código aberto permite que outros interessados repitam a iniciativa

15 de maio de 2017 3:09 pm Institucional

Crédito: Reprodução | Para ser usado pelo celular, programa tem interface intuitiva

Um aplicativo para reunir as oportunidades de emprego da cidade de Atibaia acaba de ser lançado pela Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Carmine Biagio Tundisi. Pensado para solucionar as dificuldades dos estudantes em busca de um posto de trabalho, o programa para celular foi desenvolvido pelo professor Anderson Luiz de Oliveira, com o apoio dos estudantes do curso técnico de Informática.

“Ouvia os alunos comentando que entravam em diversos sites para procurar empregos. Com o Vagas Atibaia, todas as ofertas estão reunidas no mesmo lugar”, conta Oliveira. Para ele, o aplicativo vai ao encontro de uma demanda que não é só dos estudantes da Etec, mas da comunidade.

Depois de estudar a viabilidade do app, o docente buscou parcerias com os principais canais de empregos. Um dos parceiros é o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), da Prefeitura. Todas as vagas divulgadas pelo PAT são reproduzidas no aplicativo. Além disso, o aplicativo informa sobre cursos gratuitos para quem quer aprimorar os conhecimentos e aumentar as chances de emprego. Uma seção do app é dedicada a apresentar os cursos da Etec e o período de inscrição dos processos seletivos.

O aplicativo foi desenvolvido sem custos, por meio de softwares disponibilizados pela parceria entre o Centro Paula Souza e a Microsoft. O programa está disponível para download gratuito na loja de aplicativos para o sistema operacional Android.

“Esperamos que o app facilite bastante o caminho do cidadão que procura um emprego”, afirma Oliveira. “Queremos mostrar, ainda, que a Etec existe também para melhorar a qualificação dos candidatos.”

Intuitivo

Para que a ideia possa ser reproduzida por outras escolas ou mesmo em outros municípios que não tenham esse tipo de serviço, o professor também liberou na internet o código-fonte do aplicativo. Pensando em atingir diversos públicos, o dispositivo foi pensado para ser intuitivo, com apenas cinco menus e quatro megabaites de uso de memória.

O programa Vagas Atibaia está sendo testado pelos alunos, que já propuseram algumas melhorias para as próximas versões. “Eles se sentem muito orgulhosos pela possível repercussão desse aplicativo, algo que mostre o que é feito na Etec. “Estamos trabalhando em novas funcionalidades e já surgiram muitas ideias de como divulgar o programa.” A versão de lançamento pode ser baixada no Google Play Store.

Compartilhe


Veja também