Etec Cepam realiza 1º Festival Esporte para Todos

Neste sábado, 7 de junho, a Escola Técnica Estadual (Etec) Cepam, localizada no bairro do Butantã, na Capital, realiza o 1º Festival de Esportes Para Todxs, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para […]

5 de junho de 2014 4:15 pm Institucional

Neste sábado, 7 de junho, a Escola Técnica Estadual (Etec) Cepam, localizada no bairro do Butantã, na Capital, realiza o 1º Festival de Esportes Para Todxs, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Inicef) , as ONGs Visão Mundial e Viração, e a Rede de Adolescentes e Jovens pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo (Rejupe). Implantada em 2010, a Etec oferece três cursos técnicos: Gestão de políticas Públicas, Legislativo e Orientação Comunitária.

Organizado pelos professores e estudantes da unidade e pelas organizações parceiras envolvidas no projeto “Vivendo o Esporte na Escola”, o encontro visa promover a prática esportiva numa perspectiva segura e inclusiva, integrando adolescentes, jovens e adultos sejam eles homens ou mulheres.

As modalidades esportivas serão adaptadas para incluir tanto os que não costumam se exercitar regularmente como aqueles que não praticam atividade física. “O evento busca mostrar ao cidadão a importância da educação física escolar e a existência de espaços públicos ao ar livre para a prática de esportes”, explica o diretor da Etec, Ricardo dos Santos.

Esporte competitivo

Entre os jogos programados estão futebol e voleibol com três tempos, badminton (semelhante ao tênis e ao vôlei de praia), slackline (modalidade que utiliza uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, na qual se anda e são feitas manobras), dama, xadrez humano e o caranguejobol, um futebol com mãos e pés apoiados no chão. A ideia é promover a interação entre meninos e meninas num mesmo esporte.

As atividades esportivas serão coordenadas por profissionais da ONG Instituto Formação, parceira da Etec desde 2013. “Eles têm uma proposta diferente de trabalhar o esporte”, conta Silvia Craveiro, coordenadora do evento. “Os jogos de futebol e voleibol, por exemplo, terão três tempos: no primeiro, os jogadores decidem as regras entre si; no segundo tempo, acontece o jogo, e no final, os participantes avaliam sua experiência no esporte praticado”, complementa Silvia.

O evento é aberto à comunidade. Mas é possível confirmar a presença na página criada no facebook .

Assista o vídeo sobre o Festival.

Serviço:
Dia: sábado, 7 de junho, das 9 às 13 horas.
Local: Etec Cepam – Avenida Prof. Lineu Prestes, 913 – Butantã.

Compartilhe


Veja também