Etec Bento Quirino comemora centenário com série de atividades durante o ano

“Sua história não tem limites, mas tem origem”. Com esse slogan, a Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas, promove uma série de atividades em comemoração ao seu centenário durante o ano de 2017. […]

30 de maio de 2017 11:13 am Institucional

Crédito: Divulgação | Largada da Corrida dos 100 Anos da Etec Bento Quirino

“Sua história não tem limites, mas tem origem”. Com esse slogan, a Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas, promove uma série de atividades em comemoração ao seu centenário durante o ano de 2017. Entre os eventos, a programação prevê festa junina especial, feira cultural e tecnológica (Bentotec dos 100 anos) e abertura da cápsula do tempo enterrada há 25 anos, além de lançamento de vídeo institucional e de uma revista comemorativa.

De acordo com a diretora da Etec, Bianca Santarosa, o objetivo da confraternização é valorizar o patrimônio público e histórico da população de Campinas. “A história da escola se confunde com a própria trajetória da cidade. A comemoração estimula nos alunos o sentimento de pertencimento. Eles honram a tradição e se orgulham de fazer parte desta história”, afirma.

As comemorações tiveram início em janeiro com a premiação da centésima matrícula do ano. Na última semana, a Etec recebeu um diploma de Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores. No domingo, 28, cerca de 500 pessoas participaram da Corrida dos 100 Anos. A prova teve um percurso de sete quilômetros.
Confira a programação do Projeto 100 Anos da Etec Bento Quirino

História

Implantada em 1917, a Associação Profissional Bento Quirino iniciou suas atividades em um edifício projetado por Ramos de Azevedo, próximo ao Colégio Culto à Ciência. O local foi idealizado por seu patrono, Bento Quirino dos Santos, que deixou, em testamento, mil contos de réis para sua criação. Em 1927, foi incorporada pelo Governo do Estado e recebeu o nome de Escola Profissional Mista Bento Quirino, com cursos de qualificação básica de Mecânica e Marcenaria para meninos, e de Corte e Costura e Prendas Domésticas para meninas.

Em 1967, a Escola Industrial Bento Quirino foi transferida para o seu endereço atual, na avenida Orozimbo Maia. Em 1994, foi integrada pelo Centro Paula Souza. Hoje, a Etec Bento Quirino conta com mais de 1,7 mil alunos matriculados em cursos técnicos e integrados na própria escola e em suas classes descentralizadas.

Etec Bento Quirino comemora seu centenário com série de atividades durante o ano