Alunos de Etecs embarcaram sexta-feira para os EUA no Programa Jovens Embaixadores

Carla Benfica, da Etec de Lins, e Eduardo Figueiredo, da Etec de Poá, vão passar três semanas em Washington participando de oficinas, distribuição de donativos, projetos sociais, além de apresentar um pouco da cultura brasileira aos estudantes norte-americanos

12 de janeiro de 2018 8:56 am Etec

Antes de viajarem a Washington, Eduardo e Carla passaram a semana em Brasília para encontro na Embaixada dos EUA l Foto: Divulgação

Dois estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão entre os 50 alunos da rede pública de ensino de todos os estados do País que embarcaram na noite da sexta-feira, dia 12, para os Estados Unidos (EUA) para participar do Programa Jovens Embaixadores.

Carla Benfica, que cursa o Ensino Médio na Etec de Lins, região de Bauru, e Eduardo Figueiredo, aluno do curso técnico de Informática a distância na modalidade semipresencial da Etec de Poá, na Região Metropolitana de São Paulo, ficaram em Brasília desde terça-feira para um encontro na Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Eles participaram de workshops, receberam orientações sobre visto e outras informações sobre a viagem. Também entraram em contato com participantes das edições anteriores do programa. “Conhecemos pessoas que realizaram coisas incríveis depois dessa experiência. Quero fazer a diferença quando voltar para o Brasil”, afirma Carla.

Os jovens estarão em Washington até 4 de fevereiro, onde visitam os principais monumentos e instituições da capital dos EUA, participam de oficinas de liderança e protagonismo juvenil, distribuição de donativos, projetos sociais, além de apresentar um pouco da cultura brasileira aos estudantes de escolas públicas americanas.

 

Experiência

Coordenado pela embaixada americana em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Educação (Consed), o programa se propõe a levar alunos que se destacam em suas comunidades para vivenciar experiências sociocultural e acadêmica nos EUA. “Espero entender um pouco por que a cultura norte-americana é tão forte no mundo todo, conhecer a estrutura da democracia e trazer essa experiência quando voltar para a minha cidade”, diz Eduardo, que mora em Suzano.

Incluindo os vencedores desta edição, 12 estudantes de Etecs já conquistaram uma vaga no Programa Jovens Embaixadores desde 2007.

Compartilhe


Veja também