skip to Main Content

Alunos de Etecs embarcaram sexta-feira para os EUA no Programa Jovens Embaixadores

Alunos De Etecs Embarcaram Sexta-feira Para Os EUA No Programa Jovens Embaixadores
Antes de viajarem a Washington, Eduardo e Carla passaram a semana em Brasília para encontro na Embaixada dos EUA l Foto: Divulgação

Dois estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão entre os 50 alunos da rede pública de ensino de todos os estados do País que embarcaram na noite da sexta-feira, dia 12, para os Estados Unidos (EUA) para participar do Programa Jovens Embaixadores.

Carla Benfica, que cursa o Ensino Médio na Etec de Lins, região de Bauru, e Eduardo Figueiredo, aluno do curso técnico de Informática a distância na modalidade semipresencial da Etec de Poá, na Região Metropolitana de São Paulo, ficaram em Brasília desde terça-feira para um encontro na Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Eles participaram de workshops, receberam orientações sobre visto e outras informações sobre a viagem. Também entraram em contato com participantes das edições anteriores do programa. “Conhecemos pessoas que realizaram coisas incríveis depois dessa experiência. Quero fazer a diferença quando voltar para o Brasil”, afirma Carla.

Os jovens estarão em Washington até 4 de fevereiro, onde visitam os principais monumentos e instituições da capital dos EUA, participam de oficinas de liderança e protagonismo juvenil, distribuição de donativos, projetos sociais, além de apresentar um pouco da cultura brasileira aos estudantes de escolas públicas americanas.

 

Experiência

Coordenado pela embaixada americana em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Educação (Consed), o programa se propõe a levar alunos que se destacam em suas comunidades para vivenciar experiências sociocultural e acadêmica nos EUA. “Espero entender um pouco por que a cultura norte-americana é tão forte no mundo todo, conhecer a estrutura da democracia e trazer essa experiência quando voltar para a minha cidade”, diz Eduardo, que mora em Suzano.

Incluindo os vencedores desta edição, 12 estudantes de Etecs já conquistaram uma vaga no Programa Jovens Embaixadores desde 2007.

Back To Top