Estudantes de Etecs disputam prêmio de inovação verde

Estudantes de quatros Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) vão apresentar nesta terça-feira, dia 3 de junho, projetos de inovação verde desenvolvidos para o 3º Benchmarking Junior, que premia e divulga práticas sustentáveis. Promovido pelo Instituto Mais, […]

3 de junho de 2014 4:19 pm Institucional

Estudantes de quatros Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) vão apresentar nesta terça-feira, dia 3 de junho, projetos de inovação verde desenvolvidos para o 3º Benchmarking Junior, que premia e divulga práticas sustentáveis. Promovido pelo Instituto Mais, o evento ocorre em São Paulo e vai eleger as melhores ideias produzidas nas escolas técnicas do Centro Paula Souza, do Senai SP e da Faculdade de Tecnologia do Senai. A cerimônia de premiação acontece na quarta, 4.

Entre os trabalhos selecionados, está o que transforma a casca do coco descartado em etanol, da Etec Trajano Camargo, de Limeira; o que extrai um pesticida natural a partir do alho, da Etec de Ribeirão Pires e um que ensina pessoas de comunidades carentes a transformarem peles comestíveis em artesanato para venda, da Etec Prof. Carmelino Correa Junior, de Franca.

No ano passado, projetos de alunos do Centro Paula Souza conquistaram as três primeiras posições do Ranking Benchmarking Junior. As estudantes Tatiane Bianquini, Jéssica de Macedo e Talitha Teodoro, da Etec Trajano Camargo, ficaram em primeiro lugar com o projeto Etanol à Base de Resíduos Orgânicos.

Etecs conquistam prêmio de sustentabilidade

O evento faz parte do Ranking Benchmarking Brasil, que analisa trabalhos de
sustentabilidade feitos por empresas, estimulando práticas socioambientais. A exposição dos projetos ocorre nesta terça-feira, às 14 horas, no auditório do Tribunal Regional Federal de São Paulo, na Capital. A premiação será na quarta-feira, às 19 horas, no mesmo local.

Conheça os trabalhos selecionados:

+ Etec Trajano Camargo (Limeira)
Etanol produzido a partir da casca do coco verde descartado – Como o Brasil é um dos maiores consumidores da fruta, o projeto foi pensado para reaproveitar os 85% da fibra que a casca do coco possui. A intenção é produzir álcool de terceira geração, reutilizando o gás carbônico liberado no processo de fermentação.
Alunos: Taynara Fiorotti Savogin e Rebeca Maia de Araújo
Professora orientadora: Gislaine Barana Delbianco

Estudo da eficiência de diferentes tipos de defensivos naturais – Projeto de educação ambiental em parceria com a Prefeitura de Limeira. Crianças irão aprender a cuidar de uma horta apenas com defensivos não agressivos ao ambiente.
Alunos: Raiza Gabriela Galvão e Willian Facco
Professora orientadora: Gislaine Barana Delbianco

+ Etec Prof. Carmelino Correa Junior (Franca)
Curteendedorismo: uma economia doméstica criativa – Voltado à ação social, ensina o processo de curtimento de variadas peles comestíveis (suína, bovina) usando os produtos que podem ser achados em cozinhas convencionais. A intenção é orientar pessoas de comunidades a fazer artesanato para venda e consequente produção de receita.
Alunos: Ângela Ferreira de Oliveira, Hellen Jeniffer Sena e Paula Jacqueline da Silva
Professora orientador: Joana D’Arc Felix de Souza

+ Etec Julio de Mesquita (Santo André)
Gerenciamento: transformando resíduos em produtos – Propõe a recuperação e a utilização da prata obtida por meio das aulas práticas de laboratório, bem como de placas de Raios-X. O plástico oriundo do tratamento das placas também poderá ser usado para produzir embalagens, garantindo o reaproveitamento total dos resíduos e oferecendo alternativa para o descarte inadequado de resíduos tóxicos.
Alunos: Emanuel Italo dos Reis Silva, Fernando Kenzo Sakugawa e Mélori dos Santos Garcia
Professora orientadora: Edna Aparecida Faria de Almeida

+ Etec de Ribeirão Pires (Ribeirão Pires)
Pesticida natural à base de alho – Projeto surgiu nas aulas de química ambiental e propõe uma alternativa aos pesticidas não-naturais. O alho possui grande quantidade da substância alicina, princípio ativo que combate insetos e traz benefícios à saúde humana.
Alunos: Andressa Pereira, Henrique Bergonzini e Joyce dos Santos Lopes
Professor orientador: Carlos Eduardo Andrade Barreiro