Estudantes das Etecs vencem a quinta Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M

Foram cinco primeiros lugares, dois segundos e uma terceira colocação, conquistados pelos alunos das Etecs de Limeira, Monte Mor e Santa Bárbara D’Oeste; entre os 107 projetos finalistas, 44 eram de estudantes das Escolas Técnicas Estaduais

1 de dezembro de 2017 4:00 pm Etec, Institucional

Vencedores das sete categorias da competição se reúnem em Sumaré, na região de Campinas l Foto: Fabiano Zuin

Alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) ganharam oito prêmios na quinta Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, que terminou nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, no Serviço Social da Indústria (Sesi) de Sumaré, na região de Campinas. Foram cinco primeiros lugares, dois segundos e um terceiro, conquistados pelos estudantes das Etecs Trajano Camargo, de Limeira, Monte Mor, e Prof. Dr. José Dagnoni, de Santa Bárbara D’Oeste.

A competição foi criada para incentivar o espírito científico e a criatividade de jovens da Educação Básica e Técnica das regiões de Campinas e de Ribeirão Preto, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e com apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Entre os 107 projetos finalistas, 44 foram de estudantes das Escolas Técnicas. Além das três unidades vencedoras, participaram da mostra as Etecs: Polivalente de Americana, Prof. Carmine Biagio Tundisi, Bento Quirino, Hortolândia, Rosa Perrone Scavone, Vasco Antonio Venchiarutti, Alcides Cestari, José Martimiano da Silva, Suzano e Sales Gomes.

 

Outras premiações

A Etec de Monte Mor foi eleita escola destaque pelo apoio e valorização dos professores no desenvolvimento de projetos investigativos com os estudantes. O projeto Recuperação de níquel e cobre do lodo das indústrias de joias para a produção de sais e estudo das aplicações, da Etec Trajano Camargo, foi classificado para participar da próxima edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Os concorrentes foram divididos em sete categorias: Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas, da Saúde, Sociais Aplicadas e Engenharia.

Confira os projetos vencedores. As unidades aparecem por ordem alfabética de município:

Classificação Etec/município Categoria Projeto Estudantes
1º lugar Etec Trajano Camargo (Limeira) Engenharia Recuperação de níquel e cobre do lodo das indústrias de joias para a produção de sais e estudo das aplicações Vitória Ventura, Kaíque Ferreira, Elizandra da Silva, Gislaine Delbianco (orientadora), Sérgio Delbianco Filho (coorientador)
Ciências da Saúde Substituição da farinha de trigo pela biomassa da banana verde em uma pasta alimentícia para pessoas portadoras de doença celíaca Marcela Correa, Maria Camussi, Thainá dos Santos, Margarete Francescato (orientadora)
Etec de Monte Mor (Monte
Mor)
Ciências Agrárias Avaliação sensorial do biofilme para conservação de frutas Hellen Ramos, Noemy Tomas, Rafaelly Santos, Carolina de Milano (orientadora), José da Silva (coorientador)
Ciências Biológicas Película protetora à base de resíduos provenientes da impressão digital Alex dos Santos, Letícia Conzatti, José da Silva (orientador)
Ciências sociais aplicadas Ecoder3 Douglas da Silva, Diego dos Santos, Erick Pacheco, José da Silva (orientador)
2º lugar Etec de Monte Mor (Monte
Mor)
Ciências Sociais Aplicadas Proposta de projeto social para idosos Gabrielle da Silva, Beatriz de Souza, Helena Silva (orientadora), Eduardo de Lima (coorientador)
Etec Prof. Dr. José Dagnoni (Santa Bárbara D’Oeste) Ciências Agrárias Fertilizante à base de gesso, cascas de ovo e folhas de brócolis para o cultivo de rúcula Murilo da Silva, Vivian Ramires (orientadora), Walquiria Teixeira (coorientadora)
3º lugar Etec Prof. Dr. José Dagnoni (Santa Bárbara D’Oeste) Ciências da Saúde Spray natural antibacteriano de aloe vera para bichinhos de pelúcia Letícia de Queiroz, Lyandra da Silva, Mariana Romeira, Vivian Ramires (orientadora)

 

Compartilhe


Veja também