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Estudantes da Fatec Carapicuíba apresentam projetos na Campus Party

Estudantes Da Fatec Carapicuíba Apresentam Projetos Na Campus Party
Crédito: Divulgação| Estudantes da Fatec Carapicuíba apresentam projetos na Campus Party

Batalha de robôs com realidade aumentada e HoloArena: o uso da Holografia em um Jogo Digital estão entre os projetos de estudantes de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Carapicuíba apresentados nesta quarta-feira, 27, na abertura da Campus Future, exposição universitária da 9ª edição da Campus Party Brasil. Considerado um dos maiores eventos de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo, a Campus Party Brasil 2016 começou ontem e vai até domingo, 31, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Capital.

“A participação no evento é uma oportunidade de os alunos terem contato com o mercado da área digital, além de conhecer e interagir com outros projetos e desenvolver seu lado empreendedor”, explica o coordenador do curso de Jogos Digitais da Fatec Carapicuíba, Álvaro Gabriele. Segundo o professor, a unidade tem incentivado os estudantes a buscar o empreendedorismo pessoal e a investir em projetos que interessem à Agência Inova Paula Souza. “Minha ideia é desenvolver neles a visão de que todos podem criar uma startup”, acrescenta.

Utilizando realidade aumentada, Bruno Girardi e Michelle Kimura construíram robôs reais com placas de Arduíno, que travam uma luta controlada pelo jogador via controle remoto. Os responsáveis pela criação da batalha estão na expectativa da avaliação. “Esse é o nosso trabalho de conclusão da graduação e esperamos aperfeiçoar o projeto ainda”, informa Bruno.

Outro game apresentado ao público da mostra nesta quarta-feira é um jogo digital que reproduz efeitos holográficos e que responde a comandos de voz. “A holografia já é muito utilizada, mas o nosso objetivo foi tentar aperfeiçoar a técnica ” diz o estudante Matheus Dardene.

Campus Future

No total, sete trabalhos do Centro Paula Souza (CPS) serão expostos entre 62 projetos universitários de todo o País no Programa Campus Future, um espaço localizado dentro da Campus Experience, área de acesso gratuito, por onde devem passar cerca de 120 mil pessoas durante o evento.

Campus Future funciona como uma maratona de interatividade e troca de experiências, além de oferecer ao público a oportunidade de experimentar os protótipos e interagir com as invenções dos estudantes.

Os três melhores trabalhos receberão certificados e troféus durante a cerimônia de encerramento, que será no sábado, 30, a partir das 20 horas. A universidade vencedora ganhará o troféu Destaque Campus Future. O diretor da Agência Inova Paula Souza, Oswaldo Massambani, será um dos avaliadores dos projetos inscritos pelos demais institutos de ensino. “O mais importante é ver que os jovens estão empenhados em trabalhar a tecnologia para buscar novas soluções para o dia a dia”, afirma Massambani.

Confira os projetos do CPS na Campus Party 2016:

27 de janeiro (quarta-feira)

HoloArena: O uso da Holografia em um Jogo Digital
Fatec Carapicuíba,
Orientador: Carlos Alberto Paiva
Alunos: Flavio Willian, Matheus Dardene, Victor Gomes, Vitor Borghi e Renan Tito
Jogo digital reproduzido com efeito de holograma a partir da técnica Pepper´s Ghost Pyramid para smartphone. Além do processo holográfico, o game responde a entradas com comando de voz.

Batalha de robôs com realidade aumentada
Fatec Carapicuíba
Orientador: Thiago Xavier
Alunos: Bruno Girardi e Michelle Kimura
Batalha de robôs reais montados com Arduíno e controlados via controle remoto. Ao mesclar game e robótica, os efeitos e a visualização da batalha são virtuais e aparecem em uma tela de smartphone, computador ou TV em realidade aumentada.

28 de janeiro (quinta-feira)

Leitor de Ondas Cerebrais – Game que auxilia na integração entre paciente e cuidador
Fatec Carapicuíba
Orientadora: Patricia Lima Rocha
Aluno: Paulo Fabian da Silva
Jogo digital controlado por ondas cerebrais via dispositivo NeuroSky MindWave, que capta as emissões do usuário e as transforma em inputs na recepção. O game auxilia na comunicação com pacientes que sofrem de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Óculos Angoera – Realidade Virtual
Fatec Carapicuíba
Orientador: Thiago Xavier
Aluno: Phillipi Unger Lino
Óculos de realidade virtual de baixo custo de produção e acessível ao público geral. Equipamento pode ser utilizado nas plataformas mais difundidas entre o público gamer.

29 de janeiro (sexta-feira)

O limite entre a referência e plágio em um jogo digital
Fatec Carapicuíba
Orientador: Renata Giovanoni di Mauro
Aluno: André Vinicius Gois Moreira
Dois modelos de jogos digitais, um com elementos plagiados e outro que traz criações originais inspiradas em games consagrados no mercado com a ideia de expor conceitos de referência e plágio.

Jogo de palavras com teclados recicláveis
Fatec Cotia
Orientador: Luiz Cezar Pena
Alunas: Fátima Lacher e Tatiana Pereira Costa
Transforma teclados descartados como lixo eletrônico em um jogo de palavras, com baixo custo, que pode ser utilizado em processos de alfabetização. Na exposição, o público será convidado a participar do jogo.

30 de janeiro (sábado)

Simulador de Direção de Baixo Custo Modular
Fatec Carapicuíba
Orientador: Alvaro Gabriele Rodrigues
Aluno: Rafael da Costa Nillo
Treinamento de alunos de autoescolas por meio de um game que simula a direção de um veículo. O dispositivo faz a análise do comportamento do condutor no trânsito durante o jogo e avalia se ele está qualificado para obter a carteira de habilitação.

Serviço:
Campus Party Brasil 2016
26 a 31 de janeiro
Pavilhão de Exposições Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana.
Horário da mostra acadêmica: 10h às 20h
Entrada para Campus Future é gratuita. As outras atrações são fechadas e pagas.

Mais informações: http://brasil.campus-party.org

Estudantes da Fatec Carapicuíba apresentam projetos na Campus Party

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