skip to Main Content

Estudantes da Etec Roberto Marinho vencem a 5ª edição do Cinefoot, festival internacional de cinema de futebol

O curta-metragem Tapete Verde, Trabalho de Conclusão de Curso de alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Jornalista Roberto Marinho, da Capital, venceu a 5ª edição do Cinefoot, festival internacional de cinema de futebol, em São Paulo. O evento foi realizado também no Rio e em Belo Horizonte. A produção dos estudantes foi escolhida pelo voto popular.

O trabalho estava entre apresentações de produções audiovisuais nacionais, latino-americanas e europeias. Tapete Verde retrata a dura vida de meninos e meninas que batalham para praticar o esporte profissionalmente.

A inspiração para o projeto veio da experiência dos próprios alunos que, de alguma maneira, estiveram próximos dos campos, participando das disputadas peneiras dos clubes ou jogando futsal. O responsável pela direção e montagem do trabalho, Angelo Martins, por exemplo, passou anos da adolescência ao lado da mãe percorrendo clubes e participando de processos seletivos. Se não teve sucesso no futebol, Angelo conseguiu se destacar ao chegar à Etec Roberto Marinho. Aluno da primeira turma do curso de Produção de Áudio e Vídeo, foi um dos três selecionados para um estágio na Rede Globo. Agora, ele e alguns colegas foram premiados em um importante evento de cinema.

Assista ao trailer do documentário
Veja o making off da produção

 Angelo está muito contente com o reconhecimento do trabalho dele e dos colegas. “Essa vitória mostra que estamos no caminho certo”, diz. “Participamos de nosso primeiro festival, com nosso primeiro filme.”

Participar do Cinefoot foi uma ideia baseada na orientação dos professores do curso, que recomendam que os alunos busquem fontes alternativas de financiamento para seus projetos e que inscrevam suas produções em festivais. Angelo conta que é muito difícil participar desses eventos e vencer um deles abre as portas para outros.

Back To Top