skip to Main Content

Estudantes da Etec de São Joaquim da Barra transformam resíduo de pilhas em lubrificante

Estudantes Da Etec De São Joaquim Da Barra Transformam Resíduo De Pilhas Em Lubrificante
Crédito: Gastão Guedes | Projeto desenvolvido por alunas da Etec Pedro Badran foi apresentado na 8ª Feteps

Pilhas e baterias de uso doméstico contêm materiais tóxicos que podem causar sérios danos à natureza e à saúde humana. Pensando em como transformar esse problema em solução, cinco alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Badran, de São Joaquim da Barra, elaboraram um produto lubrificante obtido a partir do carbono encontrado no interior das pilhas.

Após pesquisas e experimentos em laboratório, as estudantes do curso técnico de Química encontraram uma forma para desintoxicar o carbono e transformá-lo em grafite. Com a adição de óleo de coco, surge um lubrificante que tem maior rendimento e tolerância às altas temperaturas. Outra vantagem obtida foi a melhora da condutividade.

O produto demonstrou bons resultados nos testes quando utilizado para lubrificar portas, canaletas de vidro, trilhos, portões, fechaduras e cadeados. A invenção de Aparecida Silva, Fernanda Oliveira, Lara Freitas, Roneide da Cruz e Thais Lima foi apresentada na 8ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps).

De acordo com o orientador do trabalho, Pedro Orlando Spirlandelli, a iniciativa traz benefícios ambientais e oportunidades de mercado. “Além de promover a sustentabilidade, a reciclagem gera emprego e renda e pode abrir novas possibilidades para a indústria”, afirma.

Back To Top