Estudantes da Etec de São Joaquim da Barra transformam resíduo de pilhas em lubrificante

Pilhas e baterias de uso doméstico contêm materiais tóxicos que podem causar sérios danos à natureza e à saúde humana. Pensando em como transformar esse problema em solução, cinco alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro […]

30 de janeiro de 2015 5:06 pm Institucional

Crédito: Gastão Guedes | Projeto desenvolvido por alunas da Etec Pedro Badran foi apresentado na 8ª Feteps

Pilhas e baterias de uso doméstico contêm materiais tóxicos que podem causar sérios danos à natureza e à saúde humana. Pensando em como transformar esse problema em solução, cinco alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Badran, de São Joaquim da Barra, elaboraram um produto lubrificante obtido a partir do carbono encontrado no interior das pilhas.

Após pesquisas e experimentos em laboratório, as estudantes do curso técnico de Química encontraram uma forma para desintoxicar o carbono e transformá-lo em grafite. Com a adição de óleo de coco, surge um lubrificante que tem maior rendimento e tolerância às altas temperaturas. Outra vantagem obtida foi a melhora da condutividade.

O produto demonstrou bons resultados nos testes quando utilizado para lubrificar portas, canaletas de vidro, trilhos, portões, fechaduras e cadeados. A invenção de Aparecida Silva, Fernanda Oliveira, Lara Freitas, Roneide da Cruz e Thais Lima foi apresentada na 8ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps).

De acordo com o orientador do trabalho, Pedro Orlando Spirlandelli, a iniciativa traz benefícios ambientais e oportunidades de mercado. “Além de promover a sustentabilidade, a reciclagem gera emprego e renda e pode abrir novas possibilidades para a indústria”, afirma.

Compartilhe


Veja também