Estudantes apresentam mais dois projetos na edição 2016 da Campus Party

Nesta quinta-feira, 28, outros dois projetos de alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Carapicuíba foram apresentados na Campus Future, durante a 9ª edição da Campus Party Brasil. Quem passou pelo Pavilhão de Exposições Anhembi […]

28 de janeiro de 2016 3:06 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Leitor de ondas cerebrais será utilizado em game para pacientes com paralisia

Nesta quinta-feira, 28, outros dois projetos de alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Carapicuíba foram apresentados na Campus Future, durante a 9ª edição da Campus Party Brasil. Quem passou pelo Pavilhão de Exposições Anhembi pôde conhecer o Leitor de Ondas Cerebrais – Game que auxilia na integração entre paciente e cuidador e os Óculos Angoera – Realidade Virtual.

Considerado um dos maiores eventos de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo, a Campus Party Brasil 2016 começou na terça-feira, 26, e vai até domingo, 31, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Capital.

Segundo os alunos, os Óculos Angoera têm baixo custo. “Criamos um produto de realidade virtual com materiais mais simples e com a mesma função de similares importados do mercado”, conta o estudante Paulo Fontes. “Nossa ideia é que, além do game, ele possa ser usado em simulações virtuais de espaços reais, como as atrações de um museu, ou para representar um espaço futuro, como uma planta decorada de um empreendimento imobiliário”, complementa.

Além dos óculos, alunos da Fatec levaram ao evento a ideia de um software, que ainda não foi desenvolvido, para ajudar pessoas que passam por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) a se expressarem. “No jogo, o cuidador prepara os cenários para que o paciente, por meio de estímulos mentais, possa se expressar, estimular seu raciocínio e interagir”, explica o estudante Renan Lira. “É uma forma de utilizar o game como ferramenta de auxílio no tratamento médico”, explica.

Campus Future 

No total, sete trabalhos do Centro Paula Souza (CPS) serão expostos entre 62 projetos universitários de todo o País no Programa Campus Future, um espaço localizado dentro da Campus Experience, área de acesso gratuito, por onde devem passar cerca de 120 mil pessoas durante o evento.

Campus Future funciona como uma maratona de interatividade e troca de experiências, além de oferecer ao público a oportunidade de experimentar os protótipos e interagir com as invenções dos estudantes.

Os três melhores trabalhos receberão certificados e troféus durante a cerimônia de encerramento, que será no sábado, 30, a partir das 20 horas. A universidade vencedora ganhará o troféu Destaque Campus Future.

Confira os projetos do CPS na Campus Party 2016:

28 de janeiro (quinta-feira)

Leitor de Ondas Cerebrais – Game que auxilia na integração entre paciente e cuidador
Fatec Carapicuíba
Orientadora: Patricia Lima Rocha
Alunos: Paulo Fabian, Renan Lira e Rodrigo Fenilli
Jogo digital controlado por ondas cerebrais via dispositivo NeuroSky MindWave, que capta as emissões do usuário e as transforma em inputs na recepção. O game auxilia na comunicação com pacientes que sofrem de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Óculos Angoera – Realidade Virtual
Fatec Carapicuíba
Orientador: Thiago Xavier
Alunos: Paulo Fontes, Phillipi Unger e Guilherme da Silva
Óculos de realidade virtual de baixo custo de produção e acessível ao público geral. Equipamento pode ser utilizado nas plataformas mais difundidas entre o público gamer.

29 de janeiro (sexta-feira)

O limite entre a referência e plágio em um jogo digital
Fatec Carapicuíba
Orientador: Renata Giovanoni di Mauro
Aluno: André Vinicius Gois Moreira
Dois modelos de jogos digitais, um com elementos plagiados e outro que traz criações originais inspiradas em games consagrados no mercado com a ideia de expor conceitos de referência e plágio.

Jogo de palavras com teclados recicláveis
Fatec Cotia
Orientador: Luiz Cezar Pena
Alunas: Fátima Lacher e Tatiana Pereira Costa
Transforma teclados descartados como lixo eletrônico em um jogo de palavras, com baixo custo, que pode ser utilizado em processos de alfabetização. Na exposição, o público será convidado a participar do jogo.

30 de janeiro (sábado)

Simulador de Direção de Baixo Custo Modular
Fatec Carapicuíba
Orientador: Alvaro Gabriele Rodrigues
Aluno: Rafael da Costa Nillo
Treinamento de alunos de autoescolas por meio de um game que simula a direção de um veículo. O dispositivo faz a análise do comportamento do condutor no trânsito durante o jogo e avalia se ele está qualificado para obter a carteira de habilitação.

Serviço:
Campus Party Brasil 2016
26 a 31 de janeiro
Pavilhão de Exposições Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana.
Horário da mostra acadêmica: 10h às 20h
Entrada para Campus Future é gratuita. As outras atrações são fechadas e pagas.

Mais informações: http://brasil.campus-party.org

 

Estudantes da Fatec Carapicuíba apresentam projetos na Campus Party

Compartilhe


Veja também