Etecs podem se inscrever na Maratona de Informática

Estudantes dos cursos de Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática, Rede de Computadores e Jogos Digitais podem participar; inscrição vai até dia 25

22 de maio de 2018 9:30 am Etec

Estudantes deverão montar equipes de três pessoas para realizar as provas em sua Etec| Foto: Gastão Guedes/Divulgação

Professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) podem inscrever seus alunos até sexta-feira, 25, para a Maratona de Informática de 2018, exclusivamente pela internet. Podem participar do campeonato estudantes dos cursos técnicos de Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática, Rede de Computadores e Jogos Digitais. Organizado pela Robótica Paula Souza, ligada à Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), o evento será realizado em 9 de junho em cada uma das unidades participantes, no período da manhã.

A competição virtual usará o software BOCA, feito em linguagem PHP e usado para controlar remotamente esse tipo de atividade. Os professores dos cursos relacionados à área já foram capacitados para usar o programa em 2016 e 2017.

No decorrer da prova, os alunos, divididos em grupos de três integrantes, deverão resolver problemas utilizando lógica de programação, podendo consultar material impresso. Vence a equipe que solucionar o maior número de questões em menor tempo.

“A Maratona transforma a participação dos estudantes em sala de aula a partir da aplicação da questão técnica que envolve a lógica de programação. Eles se sentem mais estimulados a se envolver nas atividades, conta o coordenador da Robótica Paula Souza, Tiago Jesus de Souza.

Em 2017, cerca de 160 alunos participaram da competição, que envolveu 30 professores e 15 juízes. O prêmio ficou com os alunos Adélia de Andrade, Daniel Milanez Antonio e Alisson Vinicius Gonsales, da Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso, de Piracicaba. 

 

Compartilhe


Veja também