Estão abertas as inscrições para a bolsa de estudos de seis meses em universidades ibero-americanas

Estudantes das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) podem se inscrever para participar do programa Bolsa Ibero-Americanas Santander Universidades 2014, parceria com o Centro Paula Souza que promove o intercâmbio de alunos de graduação em […]

15 de abril de 2014 11:40 am Institucional

Crédito: Arquivo Pessoal | A estudante de agronegócio da Fatec Itapetininga, Adriana Taliarini, que participou de intercâmbio na cidade de Veracruz, no México

Estudantes das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) podem se inscrever para participar do programa Bolsa Ibero-Americanas Santander Universidades 2014, parceria com o Centro Paula Souza que promove o intercâmbio de alunos de graduação em universidades ibero-americanas. As inscrições vão até 11 de maio e devem ser feitas pelo site Santander Universidades.

Serão escolhidos dez graduandos das Fatecs. Cada um receberá o equivalente a 3 mil euros para transporte aéreo, hospedagem e despesas pessoais. O estudante selecionado pode escolher realizar o intercâmbio em universidades da Espanha, Argentina, México e outros países ibero-americanos. Veja aqui a lista das instituições que participam do projeto em 2014.

O objetivo do programa é incrementar, através do intercâmbio de estudantes de graduação, a qualidade da formação dos participantes. A divulgação dos vencedores será feita no dia 20 de maio.

Inscrições
Podem se inscrever alunos de cursos de graduação das Fatecs que tenham na grade a disciplina Espanhol. É preciso estar regularmente matriculado no 2º ou 3º semestre da faculdade no momento da inscrição, ser brasileiro, nato ou naturalizado, maior de 18 anos, e não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Grupo Santander.

Serão classificados os alunos com melhor desempenho, respeitando-se o máximo de uma bolsa por unidade. Mais informações podem ser obtidas na coordenadoria do curso ou diretoria das Fatecs ou e pelo e-mail neplespanhol@gmail.com.

Leia aqui o edital de abertura de inscrições e os Princípios Gerais do Programa.

México

A estudante de agronegócio da Fatec Itapetininga Adriana Taliarine participou d o intercâmbio entre julho e dezembro. Ela ficou seis meses na cidade de Veracruz, no México, e cursou quatro disciplinas na Universidade Veracruzana. “A experiência foi maravilhosa, quero ir de novo.” Além de aprender a língua espanhola, a estudante eliminou as quatro disciplinas que cursou em Veracruz do currículo do curso de agronegócio na Fatec, porque as matérias eram equivalentes.

Atualmente no 5º ciclo da faculdade, a estudante conta que o mais a marcou foi o contato com a diversidade cultural – o povo, a comida e o clima quente de Veracruz. Com cerca de 800 mil habitantes, a cidade portuária possui ruínas de pirâmides construída pela civilização maia, que Adriana fez questão de visitar.