Começa nesta terça-feira, dia 16, o encontro Diálogos Docentes 2016, com o tema currículo e articulação com setores produtivos. Realizado pelo Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac), o evento tem como objetivo discutir e […]
Crédito: Divulgação | Expert técnico-pedagógico do Ministério da Educação Nacional da França, Denis Laffray, conversou com os professores do Centro Paula Souza durante o evento
Começa nesta terça-feira, dia 16, o encontro Diálogos Docentes 2016, com o tema currículo e articulação com setores produtivos. Realizado pelo Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac), o evento tem como objetivo discutir e conhecer as atuais demandas para profissionais técnicos em empresas públicas, privadas e do terceiro setor. A formação voltada para 240 coordenadores de cursos técnicos e coordenadores pedagógicos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) terá dois encontros presenciais, hoje e amanhã, no Centro de Capacitações do Centro Paula Souza, na Capital, e 24 horas de carga horária a distância, até 30 de setembro.
A ideia da iniciativa é contextualizar a organização curricular em relação às atuais práticas profissionais, aproximando as propostas de ensino das demandas de formação profissional. A formação faz parte do Programa Brasil Profissionalizado, por meio de convênio entre o Centro Paula Souza e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC). A proposta do curso é compartilhar e difundir as práticas de elaboração e de reelaboração curricular junto às unidades escolares.
“O evento dá pistas para encontrar a melhor maneira de preparar o currículo para formação de um profissional técnico, algo que precisa ser feito de acordo com as particularidades de cada país, pois importar um modelo estrangeiro nem sempre funciona”, diz o expert técnico-pedagógico do Ministério da Educação Nacional da França, Denis Laffray, um dos palestrantes do dia. “ É fundamental também a participação das empresas nesse processo, a fim de formar um profissional que será relevante e terá empregabilidade no mercado”, conclui.
Confira a programação encontro Diálogos Docentes:
Terça-feira, 16 de agosto
Organização Curricular na educação profissional
8h30 – Recepção
9h – Abertura
9h30 – Mesa-redonda: Formação profissional, mercado de trabalho e geração de renda: competências e habilidades para exercer a profissão
11h30 – Debate
12h às 13h – Almoço
13h – Recepção
13h30 – Produção acadêmica: pesquisas desenvolvidas por profissionais da instituição e as possibilidades de avanços na gestão curricular
15h – Intervalo
15h30 – Palestra: Articulação dos currículos com os setores produtivos: verticalização e internacionalização
17h – Diálogos e contribuições
Quarta-feira, 17 de agosto
As transformações nos setores produtivos
8h30 – Recepção
9h – Abertura
9h30 – Palestras temáticas por eixo tecnológico: atuais demandas para profissionais técnicos em empresas públicas, privadas e do terceiro setor (aprimoramento profissional)
11h30 – Debate
12h às 13h – Almoço
13h – Gestão do currículo no cenário da educação profissional e tecnológica
15h – Intervalo
16h – Apresentação das atividades a distância: exercício visando autonomia curricular, alinhamento do currículo com as demandas ocupacionais