Empresários conhecem projeto de curso de produção de vinhos em Etec de Jundiaí

Um grupo de empresários do ramo de gastronomia visitou nesta terça-feira, 15, a Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, em Jundiaí, para conhecer o projeto de implantação do curso de Enologia e Viticultura. A comitiva […]

15 de março de 2016 10:28 am Institucional

Crédito: Divulgação | Alunos de Agropecuária durante aula prática de cultivo de vinhedo

Um grupo de empresários do ramo de gastronomia visitou nesta terça-feira, 15, a Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, em Jundiaí, para conhecer o projeto de implantação do curso de Enologia e Viticultura. A comitiva estava acompanhada da diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, e do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Cláudio Valverde, além do vice-diretor superintendente e do chefe de gabinete do CPS, César Silva e Luiz Carlos Quadrelli.

O futuro curso técnico pretende ser o segundo no Brasil e terá dois anos de duração, com enfoque em técnicas de produção, como implantação de parreiral, espécies adaptadas à região, sistema de poda, colheita e processamento. O outro curso é oferecido no Rio Grande do Sul.

As aulas abordarão o processo de produção de vinho, desde o cultivo de uvas até a fabricação e comercialização da bebida, além das fases enológicas, como rotulagem e condicionamento. A ideia surgiu por meio de discussões com produtores da região de Jundiaí, município que se destaca na elaboração de vinhos de mesa.

Participaram do encontro diretores da revista Prazeres da Mesa, responsáveis pela organização da Semana Mesa SP, evento anual que acontece na Etec Santa Ifigênia, o presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, Renê Tomazetto, pesquisadores da área e produtores de vinhos da região.

 

Empresários conhecem projeto de curso  de produção de vinhos em Etec de Jundiaí

Compartilhe


Veja também