Duas Etecs recebem desafio do Google para criação de uma startup

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Profª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara (Pirituba, na Capital) e Benedito Storani (Jundiaí), recebem neste e no próximo sábado (17 e 24 de setembro) um misto de competição e aprendizado promovido […]

16 de setembro de 2016 10:05 am Institucional

Crédito: Divulgação | Últimos preparos antes da apresentação dos projetos

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Profª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara (Pirituba, na Capital) e Benedito Storani (Jundiaí), recebem neste e no próximo sábado (17 e 24 de setembro) um misto de competição e aprendizado promovido pelo Google, em parceria com o Centro Paula Souza. Serão 50 alunos de cada escola, imersos em uma experiência de criação de uma startup com foco em um aplicativo para o universo mobile. Os estudantes também vão conhecer e ser desafiados a desenvolver um plano de negócios. Os alunos, de todas as séries do Ensino Médio e também dos cursos Técnicos Integrados ao Médio, são separados em grupos, o que estimula as habilidades de trabalho em equipe.

A primeira etapa do StartUp in School já foi realizada em 8 Etecs e está na reta final. Os melhores projetos de cada uma das 10 escolas participantes serão classificados para a próxima fase, realizada pela internet, em outubro. Os três grupos vitoriosos participarão de um Day Camp na sede do Google em São Paulo e receberão mentoria para dar continuidade ao aplicativo idealizado.

O evento já foi levado às Etecs Bento Quirino (Campinas), Doutora Ruth Cardoso (São Vicente), Guaracy Silveira (Capital), Jorge Street (São Caetano do Sul), Rosa Scavone (Itatiba), São Paulo (Capital), Parque da Juventude e Sebrae (Capital).

Expectativa

Na Etec Benedito Storani as inscrições para o concurso, abertas na terça-feira, dia 13, às 6 horas, acabaram em 30 minutos, segundo o diretor Anderson Wilker Sanfins. “Os alunos estão muito motivados e interessados em aprender como desenvolver um aplicativo”, conta.

Segundo o gestor, muitos deles já pensam nesse tipo de produto para seus trabalhos de conclusão de curso, mesmo não tendo formações ligadas à área de informática. “Há bastante coisa sendo feita pelos alunos de nutrição, química, na área de eventos. É muito importante para eles a aproximação desses conceitos de empreendedorismo.”

Startup in School na Etec São Paulo