CPS participa de encontro de reitores na Espanha

Diretora-superintendente, Laura Laganá, se reúne na Universidade de Salamanca com cerca de 600 representantes de instituições de ensino de 26 países, para debater o futuro da educação superior

21 de maio de 2018 9:01 am Fatec, Institucional

Laura Laganá e reitores brasileiros apresentaram e assinaram os Sete princípios para a educação superior no Brasil l Foto: Divulgação

A diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, participa nesta segunda e terça-feira, 21 e 22, do 4º Encontro Internacional da Universia, na Espanha. O evento reúne, na Universidade de Salamanca, mais de 600 reitores e representantes acadêmicos de todo o mundo, sendo cerca de cem brasileiros, além de personalidades da política, negócios e instituições nacionais e internacionais.

No primeiro dia de evento, todos os reitores brasileiros apresentaram e assinaram os Sete princípios para a educação superior no Brasil: excelência acadêmica; professores e metodologias; responsabilidade social; políticas integradas; financiamento; redução da evasão e promoção da inclusão; e emprego, empreendedorismo e inovação.

“Instituições de Ensino Superior, como as nossas Fatecs, são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade em diversos aspectos”, afirma Laura Laganá. “No contexto atual, no qual demandas e soluções regionais tornam-se globais e vice-versa, é muito importante debater os rumos desta modalidade de educação em diferentes regiões do mundo. Tenho certeza de que teremos muito a contribuir e a absorver com as discussões.”

Durante dois dias de encontro, representantes acadêmicos de 26 países debaterão três eixos temáticos principais: “Desafio da formação e do aprendizado em um mundo digital”; “Investigar na universidade, um paradigma em revisão?”; e “Contribuição da universidade para o desenvolvimento social e territorial”.

Os debates poderão ser acompanhados em tempo real pelas redes sociais e pelo site. As principais conclusões e propostas apresentadas na reunião serão divulgadas na Carta de Salamanca, publicação que pretende orientar a construção da universidade como motor de progresso e desenvolvimento social.

O 4º Encontro Internacional da Universia dá continuidade às reuniões do Rio de Janeiro (2014), Guadalajara (México, 2010) e Sevilha (Espanha, 2005).

*Atualizada em 21 de maio, às 11h20