Chef Janaína Rueda dará capacitação a merendeiras da rede estadual e de escolas técnicas em cozinha da Etec Santa Ifigênia

A partir de hoje, terça-feira (30), 210 merendeiras da Secretaria da Educação do Estado (SEE) começam uma capacitação para aprimorar a preparação e apresentação da merenda servida nas escolas da rede estadual e nas Escolas Técnicas Estaduais […]

30 de agosto de 2016 4:03 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Merendeiras vão aprender receitas com chef Janaína Rueda

A partir de hoje, terça-feira (30), 210 merendeiras da Secretaria da Educação do Estado (SEE) começam uma capacitação para aprimorar a preparação e apresentação da merenda servida nas escolas da rede estadual e nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) administradas pelo Centro Paula Souza. O treinamento é realizado das 8 às 12 horas nos modernos laboratórios de Cozinha da Etec Santa Ifigênia, no Centro. Ao todo, quatro turmas de cerca de 50 merendeiras serão capacitadas. O secretário da Educação José Renato Nalini e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, acompanharam o treinamento da turma inicial.

As merendeiras serão habilitadas para preparar um cardápio especial elaborado pela própria Janaína com dez receitas para ser servido nas escolas estaduais e em 20 Etecs. A proposta é oferecer uma refeição nutritiva, equilibrada e apetitosa. Estudantes do curso técnico de Cozinha da Etec Santa Ifigênia vão auxiliar a chef do Bar da Dona Onça no treinamento, que continua na quarta-feira e será retomado em setembro e outubro com novas turmas.

“Para nós, alunos, a experiência de trabalhar com uma chef renomada vale como estágio”, diz o estudante do curso técnico em Cozinha da Etec Santa Ifigênia, Isaías Cardoso. “Vim de escola pública e é muito legal ver esse aprimoramento no cardápio.” Os laboratórios da Etec Santa Ifigênia são equipados por meio de uma parceria com Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), tradicional escola de enogastronomia italiana. Eles contam com fornos combinados e elétricos, máquinas para sorvete, refrigerador, fogões, freezer e modeladora de pizza, distribuídos nos cinco laboratórios da unidade, sendo três de cozinha, um de cozinha de demonstração e um de panificação, doçaria e chocolataria.

Cardápio gourmet

Estrogonofe, refogado de carne moída, macarrão com sardinha e até uma opção vegetariana constam do cardápio elaborado por Janaína e vão completar a alimentação diária dos estudantes da rede e das Etecs.
“A gente tem a humildade de sempre continuar aprendendo”, disse a merendeira Regina Maria Rios, que cozinha desde os 6 anos de idade. “Pela minha experiência, vejo que as crianças gostam de todo tipo de comida, desde que esteja bem temperada”.

Conhecida por adotar um estilo ‘comfort food’ – caseiro e cheio de sabor –, Janaína comanda dois restaurantes na região central de São Paulo: o Bar da Dona Onça e o Casa do Porco. Ela foi eleita uma das 10 mulheres de referência da cozinha brasileira pela revista Exame. Outra razão para garantir a parceria: a chef é ex-aluna da rede.

“Eu não vou ensinar as merendeiras a cozinhar, mas algumas técnicas, como selamento, para não deixar uma carne ressecada”, explicou a chef.

Merenda nas Etecs

As merendeiras treinadas pela chef vão atuar em Etecs que já estão adaptadas para o preparo das refeições. Na semana passada, começou a ser distribuído almoço nas unidades que ainda não o serviam aos alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim), que ficam o dia todo na escola. Por licitação, foram contratadas empresas para atender 53 unidades.

Não se trata de marmitex. A refeição é servida em regime de bufê, com arroz e feijão ou massa, carne, guarnição (farofa ou purê ou legumes etc), salada ou fruta. São usados pratos de vidro e talheres de inox.

Chef Janaína Rueda dará capacitação a merendeiras da rede estadual e de escolas técnicas em cozinha da Etec Santa Ifigênia

Compartilhe


Veja também