Centro Paula Souza vai oferecer curso técnico inédito de Produção de Vidro – CPS – Centro Paula Souza skip to Main Content

Centro Paula Souza vai oferecer curso técnico inédito de Produção de Vidro

Centro Paula Souza Vai Oferecer Curso Técnico Inédito De Produção De Vidro
Crédito: Divulgação | Proposta de habilitação visa oferecer um novo campo de trabalho aos futuros técnicos

Está prevista, para 2018, a implantação do curso técnico de Produção de Vidro, ainda inédito no Brasil, na Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes. A novidade é fruto da parceria do Centro Paula Souza (CPS) com a empresa Nadir Figueiredo e a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro).

A Nadir Figueiredo investe cerca de R$ 500 mil na infraestrutura física do Laboratório de Produção de Vidro da Etec e em seus equipamentos. A obra tem previsão de término no segundo semestre.

Inicialmente, a empresa vai organizar visitas orientadas com professores em sua fábrica, localizada na cidade de Suzano na Região do Alto Tietê. Após a implantação do curso, os alunos também vão poder participar desta atividade.

Já a Abividro contribuiu na elaboração do currículo da habilitação técnica, que será implantada para atender às necessidades do levantamento realizado pelo Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV, na sigla em inglês). Ligado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o CeRTEV reúne pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos e Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara.

“Em agosto, os professores da área de Química e Mecânica começam uma capacitação na fábrica da Nadir Figueiredo”, informa José Antonio Bartelega, responsável por currículos do eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS.

O consumo de vidros laminados aumentou 120% no Brasil entre 2009 e 2015, segundo levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro). Esse dado vem endossar um novo campo de trabalho para os futuros técnicos.

Back To Top