Centro Paula Souza vai oferecer curso técnico inédito de Produção de Vidro

Parceria da instituição com a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) e a empresa Nadir Figueiredo visa capacitar professores, construir e equipar laboratório da Etec de Mogi das Cruzes para a implantação da habilitação técnica

17 de julho de 2017 10:00 am Institucional

Crédito: Divulgação | Proposta de habilitação visa oferecer um novo campo de trabalho aos futuros técnicos

Está prevista, para 2018, a implantação do curso técnico de Produção de Vidro, ainda inédito no Brasil, na Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes. A novidade é fruto da parceria do Centro Paula Souza (CPS) com a empresa Nadir Figueiredo e a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro).

A Nadir Figueiredo investe cerca de R$ 500 mil na infraestrutura física do Laboratório de Produção de Vidro da Etec e em seus equipamentos. A obra tem previsão de término no segundo semestre.

Inicialmente, a empresa vai organizar visitas orientadas com professores em sua fábrica, localizada na cidade de Suzano na Região do Alto Tietê. Após a implantação do curso, os alunos também vão poder participar desta atividade.

Já a Abividro contribuiu na elaboração do currículo da habilitação técnica, que será implantada para atender às necessidades do levantamento realizado pelo Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV, na sigla em inglês). Ligado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o CeRTEV reúne pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos e Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara.

“Em agosto, os professores da área de Química e Mecânica começam uma capacitação na fábrica da Nadir Figueiredo”, informa José Antonio Bartelega, responsável por currículos do eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS.

O consumo de vidros laminados aumentou 120% no Brasil entre 2009 e 2015, segundo levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro). Esse dado vem endossar um novo campo de trabalho para os futuros técnicos.

Compartilhe


Veja também