Centro Paula Souza estuda implantação de curso sobre flores, hortaliças e sementes em Holambra

O Centro Paula Souza estuda a possibilidade de implantar um curso para a produção de flores, hortaliças e sementes na cidade de Holambra, na região de Campinas. A proposta, que partiu da prefeitura da cidade, […]

19 de dezembro de 2014 12:35 pm Institucional

Crédito: felipelimasp

O Centro Paula Souza estuda a possibilidade de implantar um curso para a produção de flores, hortaliças e sementes na cidade de Holambra, na região de Campinas. A proposta, que partiu da prefeitura da cidade, foi discutida durante reunião nesta quinta-feira, dia 18, entre o prefeito Fernando Fiori de Godoy e a diretora-superintendente da instituição, Laura Laganá.

Durante o encontro, o prefeito de Holambra ressaltou a disposição do município em buscar parcerias com produtores e conseguir uma área para a instalação da escola. Ele destacou também a escassez de trabalhadores qualificados na região para atender às demandas do setor nos segmentos de flores e de hortaliças, e que uma unidade gerida pelo Centro Paula Souza seria fundamental para o progresso e o desenvolvimento local.

A administração municipal reuniu dados sobre o mercado de trabalho no setor da floricultura na região. De acordo com a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem), o faturamento do setor vem aumentando nos últimos anos e deve atingir R$ 5,4 bilhões em 2014. Além disso, o estudo apresentado aponta que 71% das empresas da área estão instaladas em Holambra e imediações.

A diretora-superintendente do Paula Souza, Laura Laganá, propôs que se desse início a um estudo para viabilizar a implantação do curso, que seria inédito. Diante das informações trazidas pelo prefeito, ela solicitou o mapeamento das competências, conhecimentos e habilidades exigidas pela cadeia de produção de flores, hortaliças e sementes. Uma nova reunião para discutir o assunto deve acontecer em janeiro de 2015.