Apps de alunos das Etecs são premiados pelo Google no StartUp in School

Aplicativos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Dra. Ruth Cardoso, de São Vicente, Jorge Street, de São Caetano do Sul, e Sebrae, da Capital, foram os grandes vencedores do StartUp in School, programa realizado pelo Google, […]

6 de dezembro de 2016 10:36 am Institucional

Crédito: Divulgação | Alunos da Etec Sebrae durante a comemoração pela conquista do prêmio de Melhor App

Aplicativos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Dra. Ruth Cardoso, de São Vicente, Jorge Street,
de São Caetano do Sul, e Sebrae, da Capital, foram os grandes vencedores do StartUp in School, programa realizado pelo Google, Ideias de Futuro e Centro Paula Souza (CPS). Os projetos concorreram com outros oito finalistas.

Primeiro ganhador a ser revelado, o app Do2Gether, dos alunos da Etec Dra. Ruth Cardoso, levou a categoria Opinião do Público, com mais de 2 mil likes dos internautas. O aplicativo pretende reunir pessoas desconhecidas para a prática de esporte. “Corremos muito atrás dos votos para o nosso app e ficamos muito felizes e surpresos com o primeiro lugar”, diz Alisson Quaresma Vassopoli, estudante do curso técnico de Informática.

O escolhido como Top Inovação foi o aplicativo Walp, da Etec de São Caetano do Sul, que pretende aproximar ONGs de investidores. O ganhador da categoria Melhor App foi o SOS Fácil, da Etec Sebrae, um dispositivo para facilitar o acionamento de serviços de emergência pelo celular.

Os três projetos participam nesta terça-feira de um day camp no campus do Google e receberão três meses de mentoria da Ideias de Futuro para dar continuidade às ideias de negócio.

“Ideias criativas como essas precisam sair do papel e se tornar soluções inovadoras no mercado. Por isso, a importância de contar com o apoio dos nossos parceiros, que ofereceram auxílio e mentoria para transformar os projetos em startups”, diz a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, também jurada do programa. “Tenho certeza de que essa experiência trará bons resultados para o aprendizado de vida dos alunos.”

Durante o ano, dez Etecs receberam mentoria de especialistas para desenvolver modelos de negócios e criar suas próprias startups baseadas em apps para smartphones. A ideia principal era incentivar os jovens a pensar soluções para suas comunidades.

Veja as Etecs, o resumo dos projetos vencedores e os respectivos nomes dos alunos:

Melhor App:

Etec Sebrae/Aplicativo SOS Fácil – Realiza chamadas de emergência com facilidade. É voltado a idosos ou pessoas que necessitem de cuidados especiais. Alunos: Carlos Miguel Sebastião da Silva, Carolina Beatriz Filipim de Oliveira, Jandir João Lima dos Reis, Tainá Pinheiro da Silva e Vinicius Dias Rocha.
Veja vídeo

Top Inovação:

Etec Jorge Street/Aplicativo Walp– Plataforma que disponibiliza informações dos projetos das ONGs, possibilitando a conexão com potenciais doadores/voluntários. Alunos: Fernanda Izabel Bonfim Alves, Matheus Nogueira Batista, Naomi Banno Pimenta Marrocos, Pedro Henrique Medeiros Rezende, Pedro Henrique Ribeiro Gomes. Veja vídeo

Opinião do Público:

Etec Dra Ruth Cardoso/Aplicativo Do2Gether – Reúne pessoas com interesses em comum para a prática de esportes e atividades de lazer na cidade. Alunos: Adriano Froes de Oliveira Marrecas, Alisson Quaresma Vassopoli, Camila Ribeiro dos Santos, Lucas Viana dos Santos, Pablo dos Santos Marques, Sidney de Almeida Fernandes. Veja vídeo

Compartilhe


Veja também