skip to Main Content

Alunos de Eletrônica das Etecs podem participar do Desafio Exsto

Alunos De Eletrônica Das Etecs Podem Participar Do Desafio Exsto
Competição vai requerer dos estudantes inscritos conhecimentos em microcontroladores | Divulgação/Exsto

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) podem se inscrever até 4 de maio, pela internet, no Desafio Exsto 2018, uma parceria entre a empresa, o Centro Paula Souza e o Instituto Federal (IFSP) de Bragança Paulista. A competição é destinada aos estudantes do curso técnicos de Eletrônica, oferecidos em 29 unidades. O objetivo é criar um produto que solucione problemas atuais, além de um modelo de negócios detalhando sua viabilidade.

“O desafio oferece aos alunos o contato com o conjunto didático de microcontroladores PIC 18 em uma atividade extraclasse, colocando os estudantes como protagonistas do aprendizado, inclusive sobre empreendedorismo e inovação tecnológica”, conta o professor Jun Suzuki, da Coordenação de Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza. “O torneio faz parte do programa Rally Tecnológico, que promove ações nas unidades para estimular os alunos, e vai premiá-los com arduínos e livros didáticos.”

Os temas para os projetos criados neste ano são relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, que abrangem, por exemplo, a erradicação da pobreza, energia limpa e acessível e igualdade de gênero. Os participantes receberão kits para a montagem dos trabalhos. Os grupos devem ter três participantes e cada unidade inscrita deve apresentar um professor orientador.

A competição terá quatro fases classificatórias, passando pela entrega da ideia de negócio, depois por uma prova de conceito, até a apresentação do protótipo e, finalmente, uma avaliação e a premiação, prevista para o mês de novembro. O regulamento completo pode ser lido no site do Desafio.

Back To Top