Alunos de Eletrônica das Etecs podem participar do Desafio Exsto

Competição faz parte do programa Rally Tecnológico, da Coordenação de Ensino Médio e Técnico do CPS, e visa a criação de projetos voltados à solução de demandas do planeta

27 de abril de 2018 4:53 pm Etec

Competição vai requerer dos estudantes inscritos conhecimentos em microcontroladores | Divulgação/Exsto

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) podem se inscrever até 4 de maio, pela internet, no Desafio Exsto 2018, uma parceria entre a empresa, o Centro Paula Souza e o Instituto Federal (IFSP) de Bragança Paulista. A competição é destinada aos estudantes do curso técnicos de Eletrônica, oferecidos em 29 unidades. O objetivo é criar um produto que solucione problemas atuais, além de um modelo de negócios detalhando sua viabilidade.

“O desafio oferece aos alunos o contato com o conjunto didático de microcontroladores PIC 18 em uma atividade extraclasse, colocando os estudantes como protagonistas do aprendizado, inclusive sobre empreendedorismo e inovação tecnológica”, conta o professor Jun Suzuki, da Coordenação de Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza. “O torneio faz parte do programa Rally Tecnológico, que promove ações nas unidades para estimular os alunos, e vai premiá-los com arduínos e livros didáticos.”

Os temas para os projetos criados neste ano são relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, que abrangem, por exemplo, a erradicação da pobreza, energia limpa e acessível e igualdade de gênero. Os participantes receberão kits para a montagem dos trabalhos. Os grupos devem ter três participantes e cada unidade inscrita deve apresentar um professor orientador.

A competição terá quatro fases classificatórias, passando pela entrega da ideia de negócio, depois por uma prova de conceito, até a apresentação do protótipo e, finalmente, uma avaliação e a premiação, prevista para o mês de novembro. O regulamento completo pode ser lido no site do Desafio.