skip to Main Content

Alunos de 25 Etecs apresentam projetos de Pré-Iniciação Científica feitos em parceira com a USP

A sede do Centro Paula Souza recebeu na tarde desta segunda-feira, 8, a apresentação de 44 projetos realizados por 158 alunos de 25 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) por meio do programa de Pré-Iniciação Científica (Pré-IC) ao longo de 2014. Além dos estudantes, 33 professores participaram do programa neste ano.

O programa, que começou em 2012, é voltado a alunos dos Ensinos Médio e Técnico das Etecs e desenvolvido em parceira com a Universidade de São Paulo (USP). Desde então, o Centro Paula Souza apresenta linhas de pesquisa da USP às Etecs e abre a seleção com base em critérios do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq). Os estudantes e professores selecionados recebem uma ajuda de custo mensal, tornando-se bolsistas durante um ano.

Para Stella Lobo, responsável pelo Pré-IC no Centro Paula Souza, a vivência dentro dos laboratórios da universidade e o contato com professores-doutores, alunos de pré-iniciação científica, mestrandos e doutorandos ajudam a expandir os horizontes de quem participa do programa. “Isso amplia as perspectivas mentais e profissionais desses jovens. Eles passam a ter acesso a um tipo de pensamento que, normalmente, no Ensino Médio, ele demoraria a adquirir”, afirma.

A aluna Micherlaine Moreno Pereira, da Etec Itaquera, que desenvolveu um trabalho sobre a medição da gravidade no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, acredita que a Pré-Iniciação Científica ajudou a aproximar a universidade da escola. “Quebrou o mito de que a universidade é algo difícil e inacessível”, diz.

Back To Top