Alunos das Etecs atuam nos bastidores do evento Semana Mesa SP

Mais uma vez, os estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) têm a oportunidade de aprender como funciona um grande evento gastronômico, convivendo durante três dias com chefs de destaque. Na segunda edição da Semana Mesa […]

26 de outubro de 2016 3:59 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Nas cozinhas de apoio os alunos são instruídos por chefs renomados, como Mara Alcamim (de cabelos loiros, ao centro)

Mais uma vez, os estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) têm a oportunidade de aprender como funciona um grande evento gastronômico, convivendo durante três dias com chefs de destaque. Na segunda edição da Semana Mesa SP, realizada na Etec Santa Ifigênia, somam-se aos alunos da unidade estudantes das Etecs Camargo Aranha, Carlos de Campos, Uirapuru, da Capital, e Julio de Mesquita, de Santo André. Alunos da Etec de Caraguatatuba também devem acompanhar a programação.

Distribuídos pelos diversos espaços que abrigam a iniciativa, eles são responsáveis por auxiliar a equipe de organização e as brigadas de cozinha na realização das palestras, workshops e mesmo do Farofa, local em que ficam os food trucks e outros serviços de alimentação destinados aos visitantes.

Bem perto da rotina das profissões que escolheram e do que aprendem nos cursos técnicos, esses voluntários conseguem observar as habilidades de nomes consagrados da cozinha brasileira e internacional, como o espanhol Albert Adriá e o brasileiro Alex Atala. Além disso, têm contato com o mundo da confeitaria, dos queijos e da harmonização de bebidas.

“Queria ter a experiência nesse tipo de evento, de grande porte, e ver como é desempenhar essas funções”, conta Luiza Varraschim, aluna no curso técnico de Cozinha da Etec Santa Ifigênia. “Está sendo muito positivo, porque vemos que o amor pelo trabalho na cozinha é colocado em tudo o que é feito por essas pessoas”, ressalta.

Repertório teórico

Além da vivência prática, coordenada por profissionais experientes, e do comprometimento com as rotinas determinadas nos postos de atividades e nas cozinhas de apoio, os alunos também esperam aumentar o repertório teórico com quem mais entende de cada tema, graças ao acesso às mesas e atividades do evento. “Espero conseguir pegar as novidades do mercado e as tendências. Faremos um pouco de tudo por aqui. Estamos felizes por poder participar neste ano”, diz Jaqueline Borges, aluna do curso técnico de Cozinha da Etec Carlos de Campos.

Os estudantes do curso de Eventos também estão envolvidos. Para Gabriela Dias, que já participou da Semana Mesa em 2015, a oportunidade vale a pena. “No ano passado foi uma experiência nova, em que todos aprendemos muito. Voltei para adquirir mais conhecimentos e ficar mais madura nessa área, em que é preciso saber improvisar”, afirma.

Para dentro da Etec

O público visitante da Semana Mesa também verá um pouco do que os alunos das Etecs aprendem em sala de aula. Professores das unidades do CPS participam do Mesa Ao Vivo e do Doce Mesa, workshops em que os mestres da área de gastronomia desenvolvem e ensinam em tempo real alguns de seus pratos.

Desde terça-feira, estão no evento os professores Ozéias Batista, Carla Keiko, José Camilo, Edicleia Mendes, Isabela Pinheiro, Marli Costa, Tatiana Lima, Roberto Metlicz e Cassia Bueno. Nesta quarta, 26, Apolyana Tenório e Juliana Mendes executaram um Akará Veggie, um acarajé vegetariano com caju, enquanto Henrique Nascimento e Gustavo Castro mostraram como se faz um open sandwich de salmão com mousseline de abacate e wasabi.

“É uma oportunidade para mostrar aos nossos alunos que eles têm professores capacitados não apenas para dar aulas mas também para estar em um evento desse porte na área da gastronomia”, disse Castro. No ano passado, ele e Nascimento prepararam prato e sobremesa, ficando entre os dez mais votados para estampar a capa da revista Prazeres da Mesa.

A Semana Mesa SP vai até esta quinta-feira, dia 27, com atividades para cozinheiros e fãs do universo gastronômico. A programação completa pode ser vista no site.

Começa o evento Semana Mesa SP na Etec Santa Ifigênia