Alunos da Fatec Sorocaba participam de curso de modelagem em 3D

Alunos do curso superior de tecnologia em Projetos Mecânicos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Sorocaba participaram do curso de Prototipagem Virtual de Modelos 3D de Elementos de Máquinas e Estruturas Metálicas, ministrado […]

6 de setembro de 2016 9:53 am Institucional

Alunos do curso superior de tecnologia em Projetos Mecânicos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Sorocaba participaram do curso de Prototipagem Virtual de Modelos 3D de Elementos de Máquinas e Estruturas Metálicas, ministrado no Laboratório de Engenharia Computacional do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A formação é oferecida por meio de parceria entre a Inova, agência que administra o parque, a Fatec e a Bardella S/A.

O conteúdo das aulas, ocorridas no primeiro semestre, foi direcionado a uma demanda específica da Bardella, uma das empresas residentes do parque tecnológico. O objetivo do treinamento foi desenvolver um protótipo tridimensional de um dispositivo de manuseio de uma comporta tipo Stoplog para simular as possíveis interferências no momento da instalação em uma usina hidrelétrica.

“É importante direcionar o aprendizado a partir de situações reais da indústria. Os estudantes absorvem melhor a carga teórica quando a aplicam na prática concomitantemente”, avalia Daniel Nunes, auxiliar de Ciência, Tecnologia e Inovação da Inova, que ministrou o curso.

No desenvolvimento do protótipo, os alunos utilizaram conhecimentos de modelagem, estudo de mecanismos, esforços de contato e impressão 3D.

Compartilhe


Veja também