Alunos da Fatec São Paulo disputam etapa Sudeste da Competição Baja SAE Brasil

Veículo off road da equipe Fatecnólogos concorre com outros 33 modelos projetados por estudantes de diversas instituições de Ensino Superior da região Sudeste do País. Competição será disputada neste fim de semana em Piracicaba

18 de agosto de 2017 8:00 am Institucional

Carro da equipe Fatecnólogos da Fatec SP na competição nacional do Baja, no mês de março, em São José dos Campos | Foto: Divulgação

Começa neste sábado, dia 19, a etapa regional Sudeste da Competição Baja SAE Brasil. Mais uma vez os estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, localizada no bairro do Bom Retiro, na Capital, representam o Centro Paula Souza (CPS) na disputa das provas, que seguem até domingo, dia 20, na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).

Batizada de Fatecnólogos, a equipe participa das competições do Baja desde 1995, projetando, construindo e pilotando seus protótipos de veículos off road. Composto por mais de 20 alunos de diferentes cursos, o grupo concorre com outros 33 modelos projetados por estudantes de instituições de Ensino Superior da região Sudeste do País. Confira página dos Fatecnólogos no Facebook.

De acordo com o professor do Departamento de Mecânica da Fatec São Paulo e orientador da equipe, Armando Shimahara, a participação no Baja estimula o trabalho integrado e o aprendizado na prática. “Desde a concepção do veículo até o momento da prova, o projeto exige conhecimentos em áreas como planejamento estratégico, marketing, simulação de software e mecânica. Os alunos têm a oportunidade de testar suas habilidades dentro de uma visão global. É uma experiência que auxilia no crescimento acadêmico e profissional dos jovens”, afirma.

Prova de resistência

Os competidores devem projetar e construir seus veículos off road de acordo com as especificações dos organizadores. A competição recebeu esse nome por conta dos carros projetados para corridas no deserto de Baja, nos Estados Unidos.

No primeiro dia do evento, os estudantes apresentam seus protótipos, participam de inspeções técnicas e provas dinâmicas para avaliar itens como segurança, conforto, tração, aceleração, frenagem e velocidade máxima. No domingo, as equipes disputam um enduro de resistência em um terreno acidentado. Saiba mais sobre a Competição Baja Regional Sudeste.

Baja nacional

Já a etapa nacional da competição, desde o ano passado, é realizada em uma área ao lado da Fatec de São José dos Campos. A unidade oferece parte de suas instalações e auxilia na organização do evento. A edição 2017 ocorreu em março.

Além da tradicional equipe Fatecnólogos, o CPS foi representado por competidores da Fatec local, apelidada de Turuna, que significa valente em tupi-guarani, língua dos antigos moradores do Vale do Paraíba.

A competição envolveu 1,8 mil estudantes e professores, divididos em 88 times de todas as regiões do Brasil. A equipe campeã foi a Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco.

Confira vídeo da equipe Fatecnólogos na competição nacional de 2017: