Alunos da Fatec Santo André disputam corrida de eficiência energética no Kartódromo de Interlagos

Duas equipes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Santo André participam da 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética, que começou nesta segunda-feira (24) e vai até a próxima sexta-feira (28), no Kartódromo Ayrton Senna, […]

24 de novembro de 2014 4:42 pm Institucional

Crédito: José Cordeiro/SPTuris | Com 1.150 metros de extensão, o Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, abriga a 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética

Duas equipes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Santo André participam da 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética, que começou nesta segunda-feira (24) e vai até a próxima sexta-feira (28), no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo. Para entrar na competição, estudantes e professores dos cursos de Mecânica Automobilística e Eletrônica Automotiva desenvolveram dois protótipos de veículo: um movido a gasolina e outro a eletricidade.

Essa já é a segunda vez que o protótipo elétrico participa da competição. No ano passado, a Fatec Santo André alcançou o 11º lugar entre 55 projetos inscritos. Para esta edição, o veículo passou por ajustes de chassi, sistema de freios e bateria. Tudo para deixá-lo mais moderno e leve. Com isso, a expectativa da equipe é ficar entre os cinco primeiros colocados deste ano.

Durante a maratona, os competidores devem dar oito voltas completas em um circuito de 1.150 metros. A velocidade mínima deve ser de 15 km/h para veículos elétricos e 24 km/h para veículos a gasolina e etanol. Vence a equipe que completar a maratona com o menor consumo de energia.

Para o professor Fabio Delatore, que coordena a equipe que construiu o carro a gasolina, a competição contribui para a formação dos estudantes, uma vez que é impossível pensar hoje em automobilística sem considerar a eficiência energética. “[A competição] estimula o aluno a buscar a tecnologia que a gente ensina em curso para implantar na prática”, diz.

Ao todo, 47 instituições de ensino superior de dez Estados do País participam da prova. Segundo os organizadores, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é a quarta maior competição do gênero no mundo.

Compartilhe


Veja também