Alunos da Etec de Fernandópolis transformam cinzas de bagaço de cana em sílica para fabricação de vidro

Um projeto desenvolvido por alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Fernandópolis encontrou uma fórmula para transformar cinzas da queima do bagaço de cana-de-açúcar em sílica, material utilizado na fabricação de vidro. (Um dos vencedores […]

28 de janeiro de 2015 5:05 pm Institucional

Crédito: Gastão Guedes

Um projeto desenvolvido por alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Fernandópolis encontrou uma fórmula para transformar cinzas da queima do bagaço de cana-de-açúcar em sílica, material utilizado na fabricação de vidro.

(Um dos vencedores na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) de 2014, o trabalho ficou em primeiro lugar na Categoria 7, que incluía projetos de Tecnologia Química, Alimentos, Agroindústria e Bioenergia. Os alunos Josiane de Souza Freitas, Moisés Rocha Castro e Marcos Antonio dos Nascimento, do curso de Açúcar e Álcool, são os autores da ideia.

De acordo com a orientadora do projeto, Taís Marino, após a moagem da cana, as usinas costumam aproveitar o bagaço da planta para cogeração de energia elétrica, por meio da sua queima em caldeiras de alta temperatura. Os estudantes encontraram uma maneira de usar as cinzas resultantes desse processo.

“A iniciativa representa um ganho considerável na preservação do meio ambiente com o reaproveitamento das cinzas, além de apresentar alternativas para indústria do vidro”, afirma Taís.

Compartilhe


Veja também