Alunos da Etec Atibaia desenvolvem aplicativo sobre pontos turísticos da cidade

Conhecida por ser uma estância climática localizada a menos de 70 quilômetros da Capital, Atibaia é um dos destinos favoritos dos paulistanos que buscam descanso e lazer no fim de semana. Para facilitar a vida […]

9 de janeiro de 2015 4:38 pm Institucional

Crédito: Gastão Guedes | Equipe da Etec Carmine Biagio Tundisi participou da 8ª Feteps

Conhecida por ser uma estância climática localizada a menos de 70 quilômetros da Capital, Atibaia é um dos destinos favoritos dos paulistanos que buscam descanso e lazer no fim de semana. Para facilitar a vida do visitante, um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Carmine Biagio Tundisi desenvolveu um aplicativo para celular com informações sobre os principais pontos turísticos da cidade, com mapas, imagens, trajetos e horários de funcionamento.

O projeto recebeu o nome de Apta (Aplicativo de Pontos Turísticos de Atibaia) e pode ser adquirido gratuitamente na Google Play Store, em sua versão para Android.  De acordo com o diretor da Etec e orientador do trabalho, Lázaro Donizete Carlsson, a proposta é aprimorar o aplicativo com novos recursos e disponibilizá-lo também nas plataformas iOS e Windows Phone.

“O objetivo é ajudar a cidade a estimular o turismo, reforçando o papel social da escola e incentivando os alunos a praticar a cidadania por meio do aprendizado”, explica o orientador. Carlsson ressalta que a iniciativa contou com o apoio de entidades ligadas ao turismo durante sua elaboração e buscará novos parceiros para sua ampliação, como hotéis, bares, pousadas e restaurantes.

Feteps

O trabalho foi desenvolvido por Beatriz Maria de Souza, Blanche Rodrigues Rangel, Bruno Arnoni Falkenburg e Reizel Matsuyo Katz.  Alunos do curso Técnico de Informática integrado ao Ensino Médio, eles apresentaram o projeto na 8ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), realizada em outubro de 2014.

Além de transmitir informações atualizadas sobre a cidade, o aplicativo conta com um diferencial: funciona totalmente off-line, sem necessidade de conexão com a internet, o que facilita o acesso. O programa contempla diferentes categorias de turismo, como aventura, ecologia, religião, história e cultura.