Alunos da classe descentralizada da Etec criam carregador de celular para bike

Produzido a partir da reutilização de peças como o motor de uma impressora e lâmpadas LED, dispositivo se diferencia pelo baixo custo e pelo benefício ao meio ambiente. Equipamento permite recarregar 50% da bateria do aparelho em meia hora de pedaladas

16 de novembro de 2017 9:00 am Etec, Fatec

O Carregador de celular sustentável para bicicletas foi um dos projetos apresentados na 11ª Feteps l Foto: Divulgação

De acordo com levantamento feito pelos estudantes do curso técnico de Informática para Internet da classe descentralizada da Escola Técnica Estadual (Etec) de Araçatuba em Guararapes, existe no município duas bicicletas para cada habitante. Com esses dados em mente, os alunos Cleiton Alves, David Rodrigues e Jânio Gomes desenvolveram o Carregador de celular sustentável para bicicletas, dispositivo que transforma a energia mecânica das pedaladas em eletricidade para carregar o aparelho. 

Produzido a partir da reutilização de lixo eletrônico, o dispositivo se diferencia dos modelos semelhantes disponíveis no mercado pelo baixo custo e pelo benefício ao meio ambiente, além de permitir carregar 50% da bateria em meia hora de pedaladas.

Na confecção da peça, os estudantes utilizaram o motor de uma impressora, reguladores de tensão, capacitores, lâmpada LED e entrada USB, retiradas de um computador. São materiais que, se descartados de forma inadequada, provocam prejuízo ao meio ambiente.

A ideia do dispositivo surgiu durante a semana tecnológica, realizada na própria unidade, no primeiro semestre de 2017. Para esse evento, os alunos tinham que desenvolver um projeto dentro do tema sustentabilidade. “Foi interessante orientar esse grupo, pois é composto de alunos com mais de 30 anos. Ver o comprometimento deles com o trabalho, família e ainda o curso durante o período noturno é muito gratificante”, afirma o orientador do projeto, Carlos Granja.

Segundo Granja, os estudantes não têm intenção de comercializar o dispositivo. “O objetivo deles é demonstrar que qualquer pessoa pode fazer algo para contribuir com a preservação do meio ambiente.”

 

Feteps Virtual

O Carregador de celular sustentável para bicicletas foi um dos projetos expostos na 11ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) que este ano estreou no formato digital. Outros três trabalhos apresentaram propostas semelhantes para transformar bicicletas em fontes de energia: Eletrobike, dos estudantes da Etec de Itaquaquecetuba; Energy Bike, da Etec de Monte Mor; e Sustentabilibike – energia e sustentabilidade, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Cotia. Este último foi o vencedor da categoria Turismo, Hospitalidade e Lazer entre as Fatecs.

Compartilhe


Veja também