Alunas da Etec de Limeira criam adubo utilizando lodo de esgoto – CPS – Centro Paula Souza skip to Main Content

Alunas da Etec de Limeira criam adubo utilizando lodo de esgoto

Alunas Da Etec De Limeira Criam Adubo Utilizando Lodo De Esgoto
Projeto venceu a categoria Controle e Processos Industriais da oitava edição do Prêmio Eseg de Gestão | Divulgação

Duas estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, de Limeira, desenvolveram um projeto com a proposta de minimizar um problema ambiental na região. Trata-se de um adubo feito com lodo de estação de tratamento de esgoto com adição de fósforo e potássio extraídos da casca da banana. O lodo pode ser útil para fertilizar solos e recuperar áreas degradadas.

O trabalho de Mariana Almeida e Melissa Hable, que concluíram no segundo semestre do ano passado o curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio, consiste em obter aproveitamento energético do lodo, que é rico em matéria orgânica e oxigênio, para utilizar como um adubo agrícola. O fósforo e o potássio extraídos da casca de banana servem para aumentar a eficiência do produto.

Por ano, estima-se que entre 150 mil e 220 mil toneladas de lodo são descartadas em aterros sanitários no Brasil.

Para baratear o processo, o lodo foi tratado e diluído com cromo e mercúrio segundo parâmetros definidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) sobre a quantidade tolerável dessas substâncias no ambiente.

”Usamos duas matérias-primas que hoje são descartadas para que não pese no bolso do consumidor. O nosso objetivo é diminuir problemas ambientais, pois, com o passar do tempo, os dados sobre as toneladas de lodo descartadas vêm subindo de maneira drástica”, afirma Mariana Almeida.

Prêmio Eseg

O projeto foi um dos vencedores da oitava edição do Prêmio Eseg de Gestão. A competição é uma parceria entre o Centro Paula Souza e a Escola Superior de Engenharia e Gestão (Eseg), ligada ao Grupo Educacional Etapa, destinada a alunos concluintes dos Ensinos Técnico e Médio. Doze finalistas apresentaram seus trabalhos e o adubo foi o vencedor na categoria Controle e Processos Industriais.