Alunas da Etec de Cotia criam coletivo para promover cultura na cidade de Itapevi

Quando um projeto nasce para expandir as possibilidades de outras pessoas, o resultado vai muito além da nota final de um trabalho escolar. Três alunas de Eventos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Cotia levaram […]

20 de janeiro de 2016 2:37 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Evento para o TCC teve atividades gratuitas para a população

Quando um projeto nasce para expandir as possibilidades de outras pessoas, o resultado vai muito além da nota final de um trabalho escolar. Três alunas de Eventos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Cotia levaram isso em conta para criar o Coletivo Cultural. O trabalho foi apresentado na 9ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps).

O trabalho de conclusão de curso de Mary Ellen Gonçalves, Gabrielle Melo de Lima e Vanessa Gomes da Silva rendeu às três estudantes o nascimento de um projeto que visa integrar a comunidade da cidade vizinha, Itapevi, às manifestações culturais disponíveis na região.

Essa iniciativa consistiu na elaboração de um evento que reunisse diversas vertentes artísticas, apresentadas de forma gratuita em um espaço cedido pela prefeitura e afastado do centro, onde, como observaram as estudantes, há menos opções de lazer. Com a ajuda de voluntários, o grupo conseguiu promover um dia de atividades e convidar a população a ser mais participativa. A divulgação foi feita com distribuição de folhetos e no “boca-a-boca”.

“É um trabalho de reeducação para a cultura.  Nós queremos levar a arte até as pessoas e incentivá-las a participar, porque muita gente não tem informação e não entende como isso é importante”, conta Mary Ellen. A ex-aluna mora em Itapevi e participa de um grupo de circo. Ela revela que foi de sua percepção da pequena apropriação da população de Itapevi sobre a arte na cidade que surgiu o interesse de reunir os ensinamentos da formação em Eventos e criar esse plano de expansão.

Depois do dia de atividades culturais, o coletivo ganhou mais de 50 integrantes, que realizam apresentações circenses. O plano, agora, é promover novos eventos e dar continuidade ao projeto, fazendo com que ele efetivamente faça parte da programação da Grande São Paulo.

Alunas da Etec de Cotia criam coletivo para promover cultura na cidade de Itapevi

Compartilhe


Veja também