Abertas inscrições para formação de professores do ensino profissional

Estão abertas as inscrições para o Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional 2015, projeto destinado a profissionais graduados que não têm licenciatura e atuam na educação profissional de nível técnico em escolas […]

14 de novembro de 2014 5:38 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Plataforma interativa agradou participantes em 2014

Estão abertas as inscrições para o Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional 2015, projeto destinado a profissionais graduados que não têm licenciatura e atuam na educação profissional de nível técnico em escolas públicas do Estado de São Paulo.

Oferecida na modalidade de educação a distância (EaD), a formação é gratuita. Os professores interessados podem se inscrever até o dia 30 de novembro pela internet. O programa prevê atividades online durante todo o curso e três encontros presenciais nos meses de março, junho e outubro. O certificado da formação é equivalente à licenciatura plena.

Resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza e o Ministério da Educação, por meio do Programa Brasil Profissionalizado, o programa oferece 600 vagas, 520 para docentes do Paula Souza e 80 para profissionais de outras instituições públicas de educação profissional técnica de nível médio. A formação possui carga horária de 540 horas – horas de trabalho teórico e 300 horas de prática pedagógica – e vai de fevereiro a dezembro de 2015.

“A ideia é aperfeiçoar o trabalho do profissional na escola, melhorar as aulas para nossos alunos”, afirma Silvana Brenha Ribeiro, coordenadora do programa pela Coordenadoria do Ensino Médio e Técnico (Cetec). Segundo ela, a plataforma interativa usada nas aulas está sendo muito elogiada. “Ela é agradável e são oferecidos tutores para o conteúdo técnico e um orientador para a parte prática.”

Um total de 56 professores do Centro Paula Souza, da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo estão envolvidos no programa, que pretende contribuir para melhorar a educação profissional no Estado.

O resultado da classificação dos selecionados será divulgado a partir do dia 12 de dezembro no site da Cetec.